09 de Dezembro de 2018
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Câmara entregará título ao jornalista da Jovem Pan e SBT Joseval Peixoto


Aos 15 anos de idade, Joseval iniciou sua carreira de radialista, na Rádio Clube Marconi


Na Sessão Ordinária de segunda-feira (3), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de decreto legislativo, de autoria da vereadora Almira Ribas Garms, que concede o título de Cidadão Paraguaçuense ao Sr. Joseval Peixoto.

Joseval nasceu no Rio de Janeiro em 1938, mas foi criado em Rancharia, cidade fundada por seu avô Chico Izidoro. No início dos anos 50 veio estudar em Paraguaçu, na condição de interno no Colégio Paraguaçu. Em seus poucos anos de convívio com os paraguaçuenses, fez muitas amizades, que perduram até os dias de hoje.

E foi em nosso município que Joseval iniciou, aos 15 anos de idade, sua carreira de radialista, na Rádio Clube Marconi. Sempre que perguntado, evoca o nome de Paraguaçu, atrelando-a ao seu início da brilhante carreira e aos bons tempos da adolescência.

O interesse pela profissão de jornalista ocorreu em Presidente Prudente, para onde se mudou após a passagem por nossa cidade. Ingressou na Rádio Presidente Prudente, onde lia crônicas, foi rádio-ator, mancheteiro de jornal falado. Também apresentou programas de auditório, narrou missa, futebol e carnaval; ainda desempenhou a função de apresentador em palanques políticos.

Em São Paulo, trabalhou nas rádios Tupi, Record e Bandeirantes e assim teve a oportunidade de realizar o sonho de estudar Direito na USP, onde se formou em 1965. Orador da turma, não aderiu à profissão de imediato. Ingressou na Rádio Jovem Pan na década de 60, para comentar notícias dos jornais e nunca mais deixou o rádio. Nele, foi protagonista de fatos marcantes, como o milésimo gol de Pelé e os últimos 30 minutos do jogo final da Copa do México, entre Brasil e Itália.

A consagração obtida com a Copa de Mundo de 1970 proporcionou-lhe a tranquilidade necessária para advogar. Na volta do México, procurou um escritório de advocacia e foi contratado para atuar na área criminal. Dois anos depois de ter começado a advogar, montou sua própria banca e dedicou-se ao júri por cerca de 10 anos. É especialista em Direito Criminal e Crimes de Sonegação Fiscal. Chegou a exercer o cargo de promotor de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Em maio de 2011, foi convidado por Silvio Santos a assumir a bancada do telejornal SBT Brasil, ao lado de Rachel Sheherazade. Anteriormente, foi comentarista político no mesmo programa. Na Rádio Jovem Pan, é âncora do Jornal da Manhã. Outra faceta do radialista é a de compositor; ao lado de Geraldo Blota, ele compôs a marchinha de carnaval "Ói Nóis Aqui Traveis", grande sucesso nas festas populares.

Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM