LOCAL

05/09/2013 -- 08:21

Paraguaçu deve oferecer em breve testes rápidos de HIV e Sífilis para gestantes e parceiros nas Unidades

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Enfermeiras, farmacêutica e psicóloga participaram no mês passado de uma capacitação para implantação de testes rápidos de diagnóstico de Sífilis e AIDS em todas unidades de saúde de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a psicóloga do SAE/CTA Mariana Azevedo Salatini, um total de 25 profissionais participou da capacitação.

"Foi feito para todas as enfermeiras da atenção básica da rede municipal de saúde, foram chamadas também as enfermeiras do Hospital e Maternidade, as enfermeiras do presídio também e o grupo de Vigilância Epidemiológica do estado convidou", disse.

Segundo Mariana, o grupo de Vigilância Epidemiológica chamou os municípios de Paraguaçu, Assis e Ourinhos, que são prioritários da região em relação a epidemia da AIDS para formar uma equipe para ser capacitada para atuar no Rede Cegonha, que é um programa do Governo Federal para atenção básica de gestantes e parceiros no pré-natal.

"O objetivo da Rede Cegonha é fazer diagnóstico precoce tanto de HIV como Sífilis para fazer a prevenção para que o bebê consiga nascer sem o HIV e também sem sífilis congênita, então quanto mais cedo for ofertado o teste, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e a não infecção dessas crianças", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que em Paraguaçu Paulista sempre houve o atendimento de pré-natal para as gestantes e também para parceiros. O que muda após essa capacitação, é que em vez de testes convencionais, as Unidades de Saúde poderão em breve realizar os testes rápidos. Para isso, haverá toda uma preparação das equipes de enfermagem.

"As enfermeiras elas tem que se programar em relação a organização do trabalho, algumas também em relação ao espaço físico, então a gente ainda não tem previsão de quando serão implantados os testes rápidos, mas a sorologia convencional é garantida e isso vai continuar existindo", finalizou.



Redação Paraguacity.com
Leia também!
CONTRA A PÓLIO
Está aberta a Campanha Nacional de Vacinação em Paraguaçu
Uma carreata pelas ruas principais dos bairros da cidade abriu oficialmente, neste sábado (24), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio
BENFEITORIAS
Municípios da região de Marília terão Planos Municipais de Saneamento Básico
Vinte e cinco cidades da região serão beneficiadas com planos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana
TRANSPARÊNCIA
Justiça Eleitoral realiza simulação de votação em Paraguaçu Paulista
A simulação de votação foi realizada com a presença dos representantes dos candidatos dos municípios de Oscar Bressane, Lutécia e Paraguaçu Paulista
SEM ENERGIA
Paraguaçu Paulista terá desligamento Programado de Energia Elétrica no dia 28, próxima quarta-feira
A interrupção de energia será no dia 28, próxima quarta-feira, das 8h30 às 12h30
OUTUBRO ROSA
Inscrições para ‘1ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa’ de Paraguaçu Paulista vão até dia 3
Todos os participantes terão direito a camiseta, água, frutas e isotônico que serão distribuídos durante o percurso
PREVISÃO
Primavera começa nesta quinta, com ondas de frio previstas para Paraguaçu
Primavera dará lugar ao verão no dia 21 de dezembro. Em Paraguaçu, mínima pode chegar a 9ºC nos próximos dias.
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2016
Google Twitter Whatsapp Facebook