LOCAL

05/09/2013 -- 08:21

Paraguaçu deve oferecer em breve testes rápidos de HIV e Sífilis para gestantes e parceiros nas Unidades

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Enfermeiras, farmacêutica e psicóloga participaram no mês passado de uma capacitação para implantação de testes rápidos de diagnóstico de Sífilis e AIDS em todas unidades de saúde de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a psicóloga do SAE/CTA Mariana Azevedo Salatini, um total de 25 profissionais participou da capacitação.

"Foi feito para todas as enfermeiras da atenção básica da rede municipal de saúde, foram chamadas também as enfermeiras do Hospital e Maternidade, as enfermeiras do presídio também e o grupo de Vigilância Epidemiológica do estado convidou", disse.

Segundo Mariana, o grupo de Vigilância Epidemiológica chamou os municípios de Paraguaçu, Assis e Ourinhos, que são prioritários da região em relação a epidemia da AIDS para formar uma equipe para ser capacitada para atuar no Rede Cegonha, que é um programa do Governo Federal para atenção básica de gestantes e parceiros no pré-natal.

"O objetivo da Rede Cegonha é fazer diagnóstico precoce tanto de HIV como Sífilis para fazer a prevenção para que o bebê consiga nascer sem o HIV e também sem sífilis congênita, então quanto mais cedo for ofertado o teste, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e a não infecção dessas crianças", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que em Paraguaçu Paulista sempre houve o atendimento de pré-natal para as gestantes e também para parceiros. O que muda após essa capacitação, é que em vez de testes convencionais, as Unidades de Saúde poderão em breve realizar os testes rápidos. Para isso, haverá toda uma preparação das equipes de enfermagem.

"As enfermeiras elas tem que se programar em relação a organização do trabalho, algumas também em relação ao espaço físico, então a gente ainda não tem previsão de quando serão implantados os testes rápidos, mas a sorologia convencional é garantida e isso vai continuar existindo", finalizou.



Redação Paraguacity.com
Leia também!
TRÁFICO
Receptação e tráfico de drogas são registrados em Paraguaçu Paulista
A PM com o apoio da Equipe de Força Tática, verificou a existência de informações que comprovavam tráfico de drogas rotineiro na residência do indiciado
TRADIÇÃO
Festas de Santos Reis são realizadas em Paraguaçu Paulista, hoje
No sábado, a festa de Santos Reis foi realizada em Sapezal, e neste domingo continua em Conceição do Monte Alegre
DESLIGAMENTO
Energisa informa desligamento de energia elétrica para Iepê, Nantes e Gardênia
A interrupção é necessária para executar obras de manutenção e melhoria na rede elétrica
CARREGAMENTO
Polícia Ambiental constata madeira nativa irregular em Paraguaçu
Infrator será multado e responderá pelo crime ambiental previsto no artigo 46 da Lei Federal 9605/95, cuja penalidade de detenção é de seis meses a um ano
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Câmara aprova projetos do Executivo para aumento do salário de servidores e profissionais do magistério1
GRATUITOS
Sindicato Rural de Paraguaçu Paulista abre inscrições para cursos em fevereiro
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook