LOCAL

05/09/2013 -- 08:21

Paraguaçu deve oferecer em breve testes rápidos de HIV e Sífilis para gestantes e parceiros nas Unidades

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Enfermeiras, farmacêutica e psicóloga participaram no mês passado de uma capacitação para implantação de testes rápidos de diagnóstico de Sífilis e AIDS em todas unidades de saúde de Paraguaçu Paulista.

De acordo com a psicóloga do SAE/CTA Mariana Azevedo Salatini, um total de 25 profissionais participou da capacitação.

"Foi feito para todas as enfermeiras da atenção básica da rede municipal de saúde, foram chamadas também as enfermeiras do Hospital e Maternidade, as enfermeiras do presídio também e o grupo de Vigilância Epidemiológica do estado convidou", disse.

Segundo Mariana, o grupo de Vigilância Epidemiológica chamou os municípios de Paraguaçu, Assis e Ourinhos, que são prioritários da região em relação a epidemia da AIDS para formar uma equipe para ser capacitada para atuar no Rede Cegonha, que é um programa do Governo Federal para atenção básica de gestantes e parceiros no pré-natal.

"O objetivo da Rede Cegonha é fazer diagnóstico precoce tanto de HIV como Sífilis para fazer a prevenção para que o bebê consiga nascer sem o HIV e também sem sífilis congênita, então quanto mais cedo for ofertado o teste, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor vai ser o tratamento e a não infecção dessas crianças", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que em Paraguaçu Paulista sempre houve o atendimento de pré-natal para as gestantes e também para parceiros. O que muda após essa capacitação, é que em vez de testes convencionais, as Unidades de Saúde poderão em breve realizar os testes rápidos. Para isso, haverá toda uma preparação das equipes de enfermagem.

"As enfermeiras elas tem que se programar em relação a organização do trabalho, algumas também em relação ao espaço físico, então a gente ainda não tem previsão de quando serão implantados os testes rápidos, mas a sorologia convencional é garantida e isso vai continuar existindo", finalizou.



Redação Paraguacity.com
Leia também!
FUMAÇA PRETA
Prefeitura de Paraguaçu faz vistoria em frota de veículos contra "fumaça preta"
Os agentes avaliam itens de segurança, como extintor de incêndio, cintos, travas de portas, tampas, carrocerias, dispositivos de iluminação interna e externa dos carros e de sinalização
ESCLARECIMENTO
Santa Casa de Paraguaçu se manifesta a respeito da prisão de médico12
Na nota, a Santa Casa afirma que se trata de "um caso externo e particular do médico" e que "nenhuma ocorrência foi registrada com pacientes e colaboradores do Hospital"
CURSOS GRATUITOS
Sindicato Rural Patronal está com inscrições abertas para cursos gratuitos
As inscrições podem ser feitas na própria sede do Sindicato Rural Patronal e as vagas são limitadas
ACIDENTE DE MOTO
Juninho será sepultado nesta sexta-feira, às 17 horas, em Paraguaçu7
Juninho chegou a ser socorrido pela equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado consciente ao Pronto-Socorro de Paraguaçu Paulista
SUSPEITO DE ESTUPRO
Médico é preso em Paraguaçu Paulista suspeito de estupro18
Justiça determinou prisão do homem após investigação. Provedor da Santa Casa diz que desconhece qualquer atitude na unidade.
DIA DO SOLDADO
Polícia Militar comemora o Dia do Soldado, neste dia 25
"O dia do soldado é um dia em que firmamos o nosso compromisso com a sociedade, com nossos valores, lembramos nossa abnegação em relação à sociedade, ao amor à pátria", enfatizou o coronel Hipólito
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2016
Google Twitter Whatsapp Facebook