Buscar no site

Exigência na disciplina

  • 07/11/13
  • 15:00
  • Atualizado há 545 semanas

*Por Valmir Dionizio

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo final. O grupo de apoio Amor Exigente é uma proposta para a família que está sendo vítima de comportamentos inadequados e inaceitáveis de qualquer de seus familiares.

Os pais amam seus filhos de verdade.

Nem sempre, porém, esse amor é suficiente para dar-lhes felicidade, pois, a partir do momento em que crescem, os filhos exigem mil coisas, rejeitando a orientação e até o amor dos pais. Reclamam independência, mas não assumem responsabilidades. E assim, muitas vezes, os pais sentem-se frustrados, nada orgulhosos de sua condição.

O Amor Exigente quer e pode ajudar. Juntos, reunidos 2 horas por semana, todas as 5ª feiras, das 20 às 22 horas, em sua sede própria localizada à Rua Barão do Rio Branco n.º 250 - Centro - Assis/SP - saímos do marasmo e da moleza e passamos a viver a solidariedade, aprendemos que juntos somos mais fortes.

A cada mês refletimos um princípio. Em novembro estudamos o 11° princípio - Exigência na disciplina.

A questão "Para que servem os limites?" feita a estudantes, antes de um debate sobre drogas, um deles respondeu:

- Para permitir o respeito aos outros e a si mesmo.

Não se vê de outro modo, como se poderia viver em sociedade, ou mesmo crescer em uma família sem esbarrar em certo número de proibições que marcam os limites.

Conhecemos os resultados desastrosos da educação praticada na permissividade "É proibido proibir". Criam-se adolescentes incapazes de suportar limites ou de se impor restrições. Criam-se sobre tudo crianças mergulhadas na angustia, pois entendem a grande liberdade concedida como indiferença. E não há nada pior do que ter o sentimento de que seus pais não se interessam por você, daí, a Bebida, o cigarro, o comportamento inadequado e a DROGA viram somente pretextos.

A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar, organizar nossa vida e a vida de nossa família.

Pais permissivos e comodistas abrem mão de regras e limites e nunca dizem não aos filhos, tudo é permitido para que o filho fique quieto, satisfeito e não incomode.

Como está nossa família: filhos, maridos, mulheres, pais, tios e avos? O que mudar e como melhorar, por onde começar? Primeiro eu, o que exigir de mim mesmo? Falo demais, sem respeitar o outro, ou sou pouco comunicativo e me fecho? Lembremos que só devemos exigir quando tivermos segurança e meios de cobrar as regras estabelecidas para o bem comum. Para o AMOR EXIGENTE o amor vem antes da exigência, traduzido em gestos e atitudes de respeito sem comodismo, exige orienta e educa.

Força, fé, alegria. Dá certo!

*Valmir Dionizio - Voluntário - Associação Assisense de Amor Exigente

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também