Buscar no site

Após duas greves, prefeito de Cândido Mota decreta intervenção na Santa Casa

Zacharias Jabur determinou intervenção pelo prazo de 180 dias

Redação AssisCity.com

  • 05/02/16
  • 13:00
  • Atualizado há 428 semanas

Depois de ser acusada de atrasar repasses de recursos municipais e consequentemente causar atrasos nos pagamentos de salários de funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota, motivando greves no fim de 2015 e início de 2016, a Prefeitura daquele município decidiu pedir intervenção na unidade hospitalar, que deve durar até o final do mês de julho. Busca-se contratar uma auditoria para evitar que tais problemas continuem.

A intervenção foi explicada pelo prefeito Zacharias Jabur e pelo vice Antônio Carlos Bonini de Paiva, em uma nota divulgada por eles no Facebook. "Através do Decreto nº 4318/2016, de 1º de fevereiro de 2016, o Prefeito Municipal Zacharias Jabur determinou intervenção na Santa Casa de Misericórdia, pelo prazo de 180 dias. O objetivo, como é do conhecimento público, seria de se fazer uma análise abrangente do papel do hospital, seus procedimentos, critérios de gestão, quadro de pessoal, situação das instalações, de modo a se evitar a continuidade dos problemas que vem ocorrendo, levando intranquilidade a toda população do município."

De acordo com o prefeito, a contratação de uma auditoria independente, especializada em gestão hospitalar, vem sendo solicitada por diversos setores da sociedade, voltados para a questão da saúde pública. "É fato que existe uma cobrança diária sobre o Prefeito Municipal, atribuindo-lhe responsabilidades, que de fato não tem, sobre a administração da Santa Casa, que possui absoluta autonomia de gestão por parte do Provedor e de sua mesa Administrativa, conforme fica patente no presente episódio", escreveu.

"É fato também, que a Administração Municipal tentou fazer a sua parte, propondo-se a assumir responsabilidades que lhes são cobradas. O mandado de segurança impetrado pela Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia Imaculada Conceição, contra a intervenção proposta pelo Executivo Municipal e acatada pela Justiça em caráter liminar, deixa patente a quem caberá ás responsabilidades pelo que vier acontecer doravante. Quanto a Prefeitura, além de acatar, como é óbvio, a decisão da Justiça, caberá cumprir, como, aliás, vem fazendo desde o início da gestão, os convênios contratados com a Santa Casa", finaliza o texto.

Santa Casa de Cândido Mota

Receba nossas notícias em primeira mão!