Buscar no site

Pichações aumentam em Paraguaçu e PM incentiva denúncias

Quem for flagrado pichando pode ser enquadrado na lei de crimes ambientais, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Redação ParaguaCity.com

  • 18/02/16
  • 09:00
  • Atualizado há 423 semanas

Ao andar pelas ruas de Paraguaçu Paulista é comum ver locais pichados, sejam muros públicos e também casas e paredes particulares.

De acordo com o comandante interino da Polícia Militar de Paraguaçu, 1º Tenente André Luís Coelho, a prática da pichação é proibida no país e quem flagrar esse tipo de ação deve acionar o 190 e comunicar a PM.

"É interessante que a pessoa, mesmo que não seja ela diretamente a prejudicada, visualize a situação, permaneça a distância, ligue 190 passando as características das vestimentas das pessoas que estão agindo no local, placa do veículo que elas estiverem utilizando, porque geralmente eles transportam grande quantidade de sprays e aerossol e a partir do momento que a viatura chegar ao local, ela vai efetuar a condução das pessoas que estiverem por ali até a Delegacia", explicou.

Segundo o Tenente André, quem for flagrado pichando pode ser enquadrado na lei de crimes ambientais, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa. De qualquer forma, os infratores deverão ser penalizados.

"O poder judiciário nosso vai acabar convertendo isso ai em prestação de serviço comunitário e cesta básica para a comunidade, é uma forma alternativa de apenar essas pessoas", explicou.

O comandante afirmou ainda que apesar dos casos de pichação em Paraguaçu Paulista, nos últimos meses não houve registro de Boletim de Ocorrência. Ele acredita que essa falta de registros se dê pelo fato de que a maioria das pichações ocorrem durante a madrugada, quando há mais dificuldade em se fazer o flagrante desse tipo de delito.

Outro problema é que muitas vezes quem vê o pichador em ação acaba se expondo e alertando o infrator, que foge do local antes da chegada da Polícia Militar. Há ainda pessoas que desconhecem que o ato de pichar é crime.

"Muitas acham que é vandalismo, mas é um crime que está enquadrado na Lei de Crimes Ambientais e, inclusive, lembramos da restrição da venda de sprays, que tem uma lei especifica também para os menores de 18 anos que está em vigor desde maio de 2011", ressaltou o comandante da PM.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos