Buscar no site

Ong Salvar entra com representação contra Usina da região

Proprietários rurais do bairro Água do Sape estão sofrendo por conta da conservação irregular de solo feita no local, que está causando erosões e destruindo plantio de árvores e represas.

Redação Paraguacity.com/ Fonte: ONG Salvar

  • 05/05/16
  • 09:00
  • Atualizado há 415 semanas

Na última passada, a Ong Salvar de Paraguaçu Paulista foi procurada por proprietários rurais do Bairro Água do Sape, que relataram um problema que aquele bairro vem enfrentando em função da água vinda dos canaviais vizinhos.

Atenta ao problema que já virou rotina na região, a Ong Salvar entregou nesta semana no Ministério Público do Meio Ambiente da Comarca de Paraguaçu Paulista uma representação contra a Açucareira Quatá (Zillor) localizada no município de Quatá, responsável pelo plantio de cana naquela região.

Segundo os ambientalistas da Ong Salvar, o problema não é o grande volume de chuva, mas sim a má e irregular conservação do solo feita no local. "Todas as áreas em que estão ocorrendo erosões e destruindo plantios de árvores, represas e várias propriedades rurais estão cercadas de plantio de cana, onde as curvas de nível existentes são insuficientes para conter toda a água que acabam invadindo as propriedades vizinhas", relataram.

"Caso semelhante aconteceu no mês de novembro do ano passado, onde a águas das chuvas acumuladas nos plantios de cana de propriedade da mesma usina, invadiram o balneário de Quatá, cansando um desastre ecológico incalculável", finalizou a Ong, em nota.

Receba nossas notícias em primeira mão!