24 de Março de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » TECNOLOGIA

Saiba o quanto de internet você consome

Docente do Senac Marília explica como os bytes são gastos durante navegação

A discussão sobre a limitação de dados da internet incomodou muitos consumidores nas últimas semanas. A polêmica surgiu após operadoras de telefonia e internet divulgarem que iriam implantar um sistema para contenção de dados para novos contratos. O controle é semelhante ao que acontece hoje com a franquia de celulares, na qual o usuário que ultrapassa a taxa do pacote mensal tem a velocidade reduzida.

Por conta do descontentamento dos internautas e da questão jurídica sobre a legalidade da ação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu vetar indeterminadamente o modelo de negócio. Mas, mesmo com o processo indefinido, é importante o usuário ter mais informações sobre o consumo de dados da banda larga. Abaixo, Paulo Rogério Cardoso, docente da área de tecnologia da informação do Senac Marília, explica com o que e como os usuários gastam os bytes – unidade de medida de volume de dados de computadores.

"Qualquer atividade que utiliza a internet consome dados, o simples fato de acessar um site para ver notícias já implica em gasto, pois todo conteúdo, seja de fotos, notícias ou propagandas, são copiados para o computador e ficam armazenados em um arquivo temporário de internet", explica.

Para o acesso a sites, de acordo com ele, o consumo em celulares e tablets tende a ser um pouco menor, pois é calculado pelo tamanho da tela que o replica. O docente afirma que o maior uso de dados é gerado por vídeos e jogos. "Uma hora de acesso para assistir a um filme em alta resolução, por exemplo, pode gastar o equivalente a três gigabytes (GB). Se a imagem for em ultra-alta, esse consumo pode chegar a até 7GB".

Já o uso de aplicativos para acesso a redes sociais requerem menos bytes para carregamento. "Vamos exemplificar com uma hora de uso, se for uma rede social de fotos, o uso médio seria de 300 megabytes (MB), já um para assistir vídeos, 120 MB. Para troca de e-mails e apenas conversas on-line, o gasto seria entre 5 e 10 quilobytes (Kb)", finaliza.

Cursos na área

O Senac Marília possui diversos cursos na área de TI. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Portal Senac www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700.

Assessoria SENAC
+ VEJA TAMBÉM