Buscar no site

PETROBRAS pesquisa existência de gás natural e petróleo na região de Assis

O maquinário consegue captar vibração subterrânea de até 2.000 metros de profundidade

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 16/05/16
  • 11:00
  • Atualizado há 413 semanas

Caminhões e máquinas pesadas pertencentes à empresa norte-americana Global Geophysical, cuja sede é em Houston, Texas, passaram pelas rodovias Raposo Tavares (SP -270) e Manilio Gobi (SP - 284), no último sábado, 14. Os serviços foram prestados à Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS), que procura gás natural e petróleo na região.

A equipe da Global Geophysical percorreu várias cidades como Santo Inácio, PR, Paraguaçu Paulista, Tupã, que são da região de Assis. No sábado, dia 14, os trabalhos foram realizados perto do Condomínio Rezende, em Assis, próximo ao quilômetro 450 da SP- 284, e em Palmital, na SP - 270, próximo ao quilômetro 413, em áreas adjacentes à praça de pedágio.

A coordenação do trabalho é feita por uma equipe de 100 funcionários, formada por geólogos, engenheiros e outros pesquisadores, que também são de outros países como Estados Unidos, Venezuela e Argentina.

Eles percorrem em média vinte quilômetros por dia. Os caminhões e as máquinas da Empresa utilizam a tecnologia vibroseis para detectar possíveis reservas de gás natural e petróleo.

O maquinário consegue captar vibração subterrânea de até 2.000 metros de profundidade. Todos os dados registrados são transmitidos para análise e os resultados podem demorar até cinco anos para serem divulgados.

Os equipamentos captam imagens das camadas de rochas da superfície com a proposta de comprovar a existência de hidrocarbonetos, substâncias que indicam a possibilidade de haver gás natural ou petróleo nos locais.

O jornalista palmitalense, Carlos Massaro, de 37 anos, verificou os trabalhos, fez alguns registros e enviou para a nossa equipe de reportagem pelo WhatsApp, cujo número (18) 99800-4144. Faça o mesmo, se você tiver algumas sugestão de reportagem nos contate por meio deste portal.

Confira as fotos:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais