Buscar no site

Paraguaçuense Aldemir Bendine deixa a Petrobrás

Bendine apresenta carta de renúncia à Petrobras na segunda-feira

Redação Paraguacity com informações Jornal Nacional

  • 22/05/16
  • 09:00
  • Atualizado há 412 semanas

O Palácio do Planalto confirmou na noite desta quinta-feira (19) que Pedro Parente vai ser o novo presidente da Petrobras, no lugar de Aldemir Bendine.

Pedro Parente foi ministro-chefe da Casa Civil, ministro do Planejamento, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e presidiu o Conselho de Administração da Petrobras no governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

Em 2001, Parente coordenou as ações para administrar o racionamento de energia.

Ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, Pedro Parente disse que não haverá indicação política na Petrobras.

"Isso foi a orientação clara que o presidente Temer me passou. Ser claro e taxativo com relação a esse ponto. Não haverá indicação política, o que vai facilitar muito a vida do Conselho de Administração e a minha própria - o que, se isso fosse o caso, que não será, certamente elas não seriam aceitas. Sem dúvida nenhuma foi um dos pontos que me ajudaram a decidir por essa opção de assumir essa posição", disse Parente.

O paraguaçuense Dida

O executivo é natural de Paraguaçu Paulista e fez carreira no Banco do Brasil, onde entrou aos 15 anos de idade, como estagiário.

Em 1982, foi efetivado como concursado. Desde então, passou por diversas áreas do BB antes de ser convocado por Lula para assumir a presidência da Petrobrás. Seu último cargo, antes do topo, foi a de vice-presidente de varejo.

Instituto Federal em Paraguaçu

No dia 30 de novembro de 2013, Dida esteve em Paraguaçu Paulista e participou do anuncio oficial da instalação do Instituto Federal de Educação em Paraguaçu Paulista que até o momento não aconteceu.

O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, o Dida, nascido em Paraguaçu Paulista.

Confira a entrevista concedida ao Paraguacity.com, na época:

Dida Bendine destacou sua emoção ao retornar para sua terra natal e por rever velhos amigos e conhecidos.

"A gente nunca deixa de ser paraguaçuense, eu carrego isso com muito orgulho, foi aqui que eu nasci e me criei, foi aqui que eu tive toda minha formação, foi aqui que eu forjei meu caráter, que eu aprendi os primeiros passos da vida e foi aqui que possibilitou eu atingir a maior realização da minha vida, que é ser presidente da maior instituição financeira da América Latina, o Banco do Brasil", ressaltou Bendine.

Segundo Dida, ele começou a trabalhar na instituição como Office-boy, ainda no sistema de menor aprendiz, que acabou despertando nele a vocação e o amor pela empresa, possibilitando seu crescimento profissional.

"Voltar para minha terra sempre é algo muito bom, é uma emoção sempre muito grande porque passa um filme na cabeça, enfim, relembrar tanta coisa boa, rever tantos amigos, então é um dia marcante, dessa terra que me deu tudo eu jamais esqueço e sempre que possível vou trabalhar por ela", disse.

De acordo com Aldemir Bendine, o seu engajamento na conquista do Instituto Federal é uma forma de retribuir todo o amor que ele sempre recebeu de Paraguaçu Paulista.

"Sempre que a cidade precisar de mim e diante da minha possibilidade o que eu puder fazer pela cidade, eu sempre vou ter o maior prazer, o maior orgulho em inserir Paraguaçu na realidade brasileira, ser um grande representante da cidade que me possibilitou ter tudo o que eu tenho hoje", afirmou.

Dida afirmou ainda que dos 16 campus do Instituto Federal que serão instalados no Estado de São Paulo, ele espera que o de Paraguaçu Paulista seja o melhor e se comprometeu a acompanhar o processo com afinco para que a cidade tenha uma instituição de qualidade. Ele disse que não vai apenas ajudar, mas também cobrar a sociedade paraguaçuense para que seja feito um esforço em conjunto pelo sucesso da instituição na cidade.

"Uma coisa que orgulha muito é que dos 16 campus instalados, Paraguaçu é o que tem a melhor estrutura e o comprometimento da população da cidade em relação a esse sucesso", disse.

No inicio do ano, segundo Bendine, serão realizadas audiências públicas para definir os cursos. "Nesse momento vai ser importante a participação da sociedade para colaborar com a reitoria do Instituto Federal para que a implementação do curso seja de uma forma mais rápida, então eu não só estarei acompanhando, procurando ajudar, mas vou estar cobrando a sociedade paraguaçuense, porque foi uma luta árdua para conseguir isso e nós temos que nos fazer representar e dar orgulho ao próprio Instituto que acreditou muito nesse trabalho", finalizou.

Aldemir Bendine em Paraguaçu Paulista em 2013

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais