Buscar no site

Em um mês, Tocha Olímpica fará sua passagem histórica por Paraguaçu Paulista

No dia 28 de junho, o fogo olímpico percorrerá as principais ruas da cidade.

Redação ParaguaCity.com

  • 28/05/16
  • 08:00
  • Atualizado há 412 semanas

Daqui a exatamente 30 dias, Paraguaçu Paulista receberá a Tocha Olímpica Rio 2016, que fará sua passagem pelo município no dia histórico de 28 de junho, exatamente as 08h37.

O Departamento de Esportes já está se preparando para receber o revezamento da Tocha. Segundo Fábio Gonçalves, diretor do Departamento de Esportes, os preparativos para receber a tocha começaram há um ano de sua passagem pela cidade.

"A gente está preparando um evento grandioso, é um evento mundial, a empresa responsável pelo revezamento no país e australiana, que já tem duas olimpíadas de experiência", ressaltou.

Para o dia 28 de junho estão previstos vários acontecimentos em Paraguaçu para receber o fogo olímpico, dentre eles uma coreografia, preparada pelo professor Claudmar Gonçalves Costa, juntamente com a professora Regiane Teixeira, e que ilustra a história de um menino caixeiro viajante que, em 1939, tinha o sonho de chegar próximo a Tocha Olímpica.

"A gente está tendo há cerca de dois meses ensaios todos os sábados, é uma encenação muito bonita, uma coreografia que está sendo muito bem cuidada e a gente tem a participação da comunidade, temos crianças, jovens, adultos, pessoas da terceira idade, todos participando dessa coreografia que será apresentada na Praça Nove de Julho, onde acontecerá a celebração", destacou Fábio.

Curiosidades da Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica surgiu dos rituais realizados pelo povo grego na realização do então Jogos Olímpicos (nome este devido sua realização ser na cidade de Olímpia - Grécia) em 776 a.C., que percorria toda região convidando os povos e usando do poder dos Jogos, para exigir a paralisação das guerras e conflitos. Lembrando de todo o fato histórico, em 1948 nos Jogos Olímpicos de Londres, após o final da segunda guerra mundial, o primeiro condutor da Tocha Olímpica, fez questão de retirar sua farda de militar que vestia antes de iniciar a corrida para a história do Revezamento, simbolizando a trégua que era respeitada na antiguidade durante os jogos e, em todas as fronteiras que passavam, havia uma celebração de Paz.

A Tocha Olímpica é projetada para suportar condições extremas, pois, mesmo com todos estes cuidados, a mesma já se apagou algumas vezes, como por exemplo, em Montreal em 1976, quando se apagou e, um desavisado acendeu-a com um isqueiro. Os organizadores voltaram a apagá-la e reacenderam-na, com a chama da lanterna reserva.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais