Buscar no site

Dentes saudáveis e alinhados podem melhorar a respiração e até o sono

Patricia Sartori

  • 26/05/16
  • 09:00
  • Atualizado há 409 semanas

Hoje em dia, apesar de ser grande a procura nos consultórios pela estética dental, ter os dentes saudáveis e alinhados é também uma questão de saúde e não só estética. Um sorriso bonito e uma mordida correta apresentam muitos benefícios como melhora no sono, respiração, mastigação e fala, além de aumentar a autoestima e o bem-estar dos pacientes.

A correção da mordida e o alinhamento dos dentes são feitos através de tratamento ortodôntico com aparelhos fixos ou removíveis. Não há idade para iniciar esse tratamento, desde que o paciente tenha dentes, gengivas e ossos saudáveis. O ideal é que o tratamento ortodôntico seja iniciado entre os 10 e 12 anos, pois nessa fase são aproveitados os surtos de crescimento, o que facilita o tratamento, evitando procedimentos mais invasivos na fase adulta. Mas, na prática, qualquer pessoa pode colocar o aparelho.

Existem vários tipos de má oclusão, como a falta de espaço para os dentes (apinhamento), sobra de espaço entre os dentes (diastemas), sobremordida profunda, mordida aberta, mordida cruzada anterior ou posterior, má oclusão de Classe II, má oclusão de Classe III. A ilustração abaixo exemplifica os tipos de má oclusão mais comuns:



A escolha por determinado protocolo terapêutico deve levar em conta alguns requisitos, dentre eles efetividade, fatores psicológicos, condições sócio-econômicas, impactos psicossociais provocados pela má oclusão, risco de dano aos tecidos dentários e ao periodonto de sustentação, gravidade do problema apresentado, fatores locais como perdas precoces de dentes decíduos, riscos de traumatismos dentários e/ou de agravamento da má oclusão apresentada, duração e estabilidade do tratamento e, aceitação do método pelo paciente.

Para realizar o tratamento ortodôntico são necessários alguns documentos solicitados pelo especialista, como radiografias, fotos, analise das medidas cefalométricas e um estudo sobre como deverão ficar os dentes após o término do tratamento com o aparelho. Com a documentação em mãos, o ortodontista pode fazer um estudo do caso, a fim de esclarecer ao paciente de como será o plano de tratamento e de quando esse terminará.

Tipos de Aparelhos

Os aparelhos podem ser classificados simplificadamente em aparelhos ortopédicos e ortodônticos. Os ortopédicos, que podem ser fixos ou removíveis, são empregados para provocar alterações nas bases ósseas, maxila e mandíbula.

Os aparelhos ortodônticos normalmente são fixos, os chamados braquetes, aquelas pecinhas coladas aos dentes onde são inseridos fios que promovem a movimentação dentária.

Existem vários fabricantes, modelos e materiais tanto para a confecção dos braquetes quanto para os fios ortodônticos. A seleção da aparelhagem ortodôntica ou ortopédica a ser utilizada dependerá do diagnóstico do caso e da opinião do cliente sobre as possibilidades terapêuticas. O especialista fará a sua sugestão levando em consideração sua experiência profissional.

Aparelho ortodôntico fixo lingual

O aparelho fixo lingual é metálico e fica colado na parte interna do dente. Vantagem: estética, pois não mostra que o paciente está usando aparelho. Desvantagem: o paciente deve ser avaliado para ver a possibilidade de tratamento com esse aparelho; o cirurgião dentista deve ser qualificado para este tipo de tratamento; incômodo na língua.

O Sistema Invisalign®, é a maneira quase invisível de se corrigir os dentes utilizando jogos de alinhadores sequenciais fabricados nos EUA, feitos sob medida para cada paciente. Vantagem: estética, confortável, removível, fácil higienização. Desvantagem: alto custo.

Essix® Clear é uma tecnologia semelhante à anterior, porém o alinhador é confeccionado no consultório e deve ser indicado para pequenos movimentos nos dentes. Vantagem: estética, confortável, removível, fácil higienização. Desvantagem: usado apenas para finalizações ortodônticas ou pequenas movimentações dentarias.

Aparelho ortodôntico auto ligado

O aparelho fixo auto ligado é um tipo de aparelho que não usa borrachinhas coloridas para prender o fio. Possui um sistema de travas que promovem o fechamento do fio no aparelho. Podem ser encontrados braquete auto ligado metálico ou estético. Vantagem: menor atrito com o braquete e fio, e portanto, menor tempo de tratamento; menor número de consultas. Desvantagem: tem que ter indicação e pode ser um tratamento com custo mais elevado que o convencional.

Aparelho ortodôntico fixo convencional

É o aparelho fixo mais usado. Pode ser encontrado metálico ou estético, os quais são usadas borrachinhas para prender o fio no braquete. Vantagem: baixo custo. Desvantagem: maior número de consultas e, normalmente, maior tempo de tratamento.

Aparelho ortodôntico fixo estético

O aparelho fixo é da cor do dente, que pode ser encontrado feito de cerâmica, porcelana ou zircônia. O fio também pode ser estético. Vantagem: estética. Desvantagem: maior quebra dos braquetes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos