Buscar no site

Aproveite as festas juninas e julinas com segurança e sem acidentes com energia elétrica

É preciso ficar atento na hora de colocar enfeites, fazer instalações elétricas ou montar as barracas

Assessoria Energisa

  • 28/06/16
  • 17:00
  • Atualizado há 407 semanas

As festas de São João e Santo Antônio já aconteceram, mas as comemorações de São Pedro ainda estão por vir. E para que os momentos de brincadeiras sejam bem aproveitados e sem riscos é preciso dar atenção aos cuidados necessários que devem ser tomados com relação à segurança no contato com a rede elétrica. O engenheiro de Segurança da Energisa, Vinicius Alferes de Oliveira Motta, cita algumas dicas importantes nesse sentido.

"Nesse período é comum o uso de fogos de artifício e fogueiras. Quando próximas das redes elétricas, além de ser perigoso, pode causar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia. É preciso atenção e cuidado", orienta o engenheiro.

Segundo Vinícius, é preciso ficar atento na hora de colocar enfeites, fazer instalações elétricas ou montar as barracas. "Os enfeites como balões e bandeirolas não devem ser amarrados nos postes da concessionária e nem confeccionados em papel metalizado. Sempre utilize barbante de algodão, já que outros materiais podem provocar choques elétricos", explica.

Outra dica importante: instalações elétricas mal feitas podem provocar curto-circuito, risco de incêndio e interrupção no fornecimento de energia. Por isso, não improvise. "Procure sempre um profissional qualificado e se houver necessidade de uma instalação provisória, solicite a avaliação da Energisa", explica.

Para as festas tradicionais, as montagens devem ser feitas com segurança e o organizador responsável pelo evento deve encaminhar um projeto elétrico da instalação para empresa. "Barracas, palanques e palcos devem ser instalados com distância mínima de 1,5 m em relação à rede elétrica. E sempre orientamos os operários a ficarem atentos à distância segura da rede elétrica", pontua Vinicius.

O engenheiro alerta ainda sobre os que soltam balões. "Não solte balões. Infelizmente pessoas ainda insistem nesta pratica criminosa. Além disso, os balões podem atingir as redes de energia elétrica, provocando interrupção no fornecimento, risco as pessoas e também ao meio ambiente", conclui.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais