Buscar no site

Paraguaçuense completa 100 anos de vida

Ela nasceu em Pirajuí, mas seus pais se mudaram para Paraguaçu quando ela ainda era pequena.

Colaboração: Redação RadiAtiva FM - 99,5 - Marsy Pacheco

  • 15/07/16
  • 10:00
  • Atualizado há 404 semanas

No dia 13 de junho de 1916 nascia em Pirajuí (SP), a menina Luzia de Castro Carvalho, que no dia 13 de junho passado, comemorou seu 100º aniversário ao lado de alguns amigos que foram levar seu abraço.

Dona Lu, como é chamada carinhosamente por seus amigos e familiares, explicou que seus pais mudaram para Paraguaçu com seus filhos quando ela ainda era pequena. Aqui ela estudou no Grupo "Cel. Antonio Nogueira", foi aluna da saudosa Profª Maria Paula Gambier Costa , prof. Dr. Luiz, e outros.

Foi jovem para São Paulo a fim de trabalhar no Posto de Saúde de Santana - Capital e depois de muitos anos transferiu-se para nossa cidade onde trabalhou na Vigilância Sanitária do Centro de Saúde por quase dois anos.

Aposentou-se e começou a se dedicar aos trabalhos domésticos, costura (costurou pra famílias tradicionais da cidade) , crochê, por longo tempo, mas depois parou devido problemas que teve na visão. Ela conta que come de tudo, só toma remédio de pressão, mas tem dificuldades para se locomover, anda com apoio, porque diz que suas pernas não estão muito bem.

Tem boas recordações de sua vida, gosta de conversar com seus amigos, vizinhos com os quais convive muito bem, porém gostaria de poder sair mais, ir pra igreja, mas devido a dificuldade de locomoção não vai.

A Lu conta que a sua cabeça está funcionando super bem, mas as pernas não ajudam. Diz que depois dos 30 anos não conta mais sua idade: "Trintei parei! Não conto mais os anos de vida."

Passeia de vez em quando com amigas que a buscam de carro, a sobrinha Rose Polido, a Maria Paiva, e outras.

Antigamente viajava bastante, conhece do Rio de Janeiro para baixo, todo sul, devido muitas viagens que fez. Foi também pro exterior, Itália e Israel, no ano de 1993, e relembra dessa viagem com muita alegria, pois foi um fato marcante de sua vida. Visitou o Rio Jordão, andou de camelo, conheceu todos os pontos turísticos italianos e israelenses. Só sentiu não poder visitar a Espanha, que é o país onde seus pais nasceram.

Em Paraguaçu são seus irmãos: Juvenal de Castro, Neide, Maria (Nena), e três falecidos, Manoel (Maneco), Antonio Augusto, Francisco (Chico) e Maria de Lurdes.

Tem uma moça que a ajuda nos afazeres domésticos, porém ela ainda cozinha alguns pratos que gosta. Curte muito sua casa que possui muitos enfeites que trazia das viagens.

Para a Dona Lu só desejamos muita saúde e paz. Que ela encha seu peito de alegria, abra aquele sorriso, abrace a vida, porque se Deus está permitindo que viva tantos anos é porque ainda tem muitos propósitos para realizar na sua vida e suas palavras de sabedoria podem ajudar muitas pessoas. Parabéns! E em 2017 queremos noticiar o 101º aniversário!

Festa em sua casa com amigas de longa data

No aconchego do seu lar do qual zela com muito carinho

Aos 83 anos, em 1993, a Dona Luzia fez uma viagem com amigos de São Paulo para Israel, um fato inesquecível na sua vida.

Receba nossas notícias em primeira mão!