Buscar no site

APTA de Assis desenvolve produção de MPB de cana-de-açúcar

Engenheiro da APTA, em Assis, afirma que o sistema MPB é mais rentável e seguro para os produtores de cana

Redação AssisCity / Foto: AssisCity

  • 20/07/16
  • 07:00
  • Atualizado há 405 semanas

A sede da Agência Paulista de Tecnologias em Agronegócios (APTA), desenvolve em Assis, a produção de Mudas Pré Brotadas (MPB) de cana-de-açúcar, importantes para o aumento da produtividade canavieira; na região muitos produtores já fazem uso deste sistema de produção.

O Engenheiro Agrônomo do Programa Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), veiculado à APTA de Assis, José Roberto Thomazinho Júnior, destaca o trabalho realizado na APTA com as mudas MPBs e as orientações dadas aos produtores de cana.

"O sistema de produção MPB é muito importante, pois visa a melhora da qualidade das mudas, de modo que pragas como Sphenophorus levis, também chamada de bicudo da cana, e doenças como raquitismo de soqueira e carvão não sejam propagadas nos canaviais. As vantagens são grandes, pois se um canavial for atingido por algum destes problemas fitossanitários, as perdas podem ser grandes. A única desvantagem é que o custo inicial é mais elevado, no entanto é mais rentável investir em MPB do que nas mudas convencionais", explica.

De acordo com José Roberto, o sistema de produção MPB começou a ser desenvolvido, no Centro de Cana IAC de Ribeirão Preto, a partir do ano de 2009, quando o Sphenophorus levis atingiu muitos canaviais, e a produção estadual ficou muito abaixo do esperado, contribuindo assim para a não disseminação desta praga.

Segundo o Engenheiro, o sistema de produção MPB foi adotado por muitas empresas multinacionais e usinas até mesmo da nossa região que enxergam neste tipo de muda o sucesso para o aumento da produtividade.

Mais informações sobre o sistema de produção MPB pode acessar o site www.iac.sp.gov.br ou entrar em contato com a APTA de Assis pelo número de telefone: (18) 3321-2026. O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 7h30 às 16h30.

Canavial plantado por meio do sistema de produção MPB

Vieiro com mudas plantadas MPB

Engenheiro agrônomo da APTA, em Assis, José Roberto Thomazinho Júnior

Receba nossas notícias em primeira mão!