Buscar no site

Secretaria de Saúde confirma novos casos de Gripe H1N1 em Bauru

Com novas ocorrências, cidade contabiliza 32 casos da gripe. Nove mortes foram registradas neste ano

G1/Foto: Divulgação

  • 19/07/16
  • 18:00
  • Atualizado há 405 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) confirmou nesta terça-feira (19) cinco novos casos de gripe H1N1. Com essas ocorrências, a cidade totaliza 32 casos da doença neste ano e nove mortes.

Ainda de acordo com a secretaria, 10 casos suspeitos aguardam resultado do Instituto Adolf Lutz e 87 foram descartados. Em 2015, Bauru não teve nenhum registro de gripe H1N1.

Vacina

No dia 12 deste mês, a prefeitura divulgou o balanço final da vacinação contra a gripe. Mais de 100 mil pessoas foram vacinadas.

Segundo a Divisão Epidemiológica do município, as vacinas que ainda estão disponíveis nas Unidades Básicas, após o término da Campanha continuam sendo direcionadas exclusivamente às pessoas dos grupos de risco com prioridade para as gestantes e crianças que receberam a dose pela primeira vez neste ano e que após 30 dias da aplicação da 1ª devem receber a 2ª dose .

Para os coordenadores, a campanha de 2016 foi a com maior adesão dos últimos cinco anos em tão curto prazo de duração, atingindo o índice de 107% da população alvo, cuja meta do ministério determinava 80%.

Transmissão

A transmissão dos vírus Influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas da boca, olhos e nariz.

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Campanha de vacinação teve a maior adesão dos últimos 5 anos

Receba nossas notícias em primeira mão!