Buscar no site

Risocontagia: um projeto escrito com o dedo de Deus!

Eles comprovam com atitudes que o amor é contagioso.

Colaboração: Redação RadiAtiva FM - 99,5 - Marsy Pacheco

  • 22/07/16
  • 10:00
  • Atualizado há 404 semanas

O Risocontagia é um trabalho voluntário exercido por pessoas que se dispõe a alegrar o próximo em momentos de aflição. O projeto vai muito além de fazer o bem sem olhar a quem, mas contribui fortemente para a formação de todos participantes como cidadãos, ampliando seus olhares para a realidade de nossa sociedade.

O projeto foi um sonho de Marcia Pereira, que coordenou o grupo por vários anos, e há um ano atrás confiou o seu sonho nas mãos de quatro voluntárias , Thayane, Jéssica, Fernanda e Mariana, que de coração aberto estão levando adiante, e o sonho da Marcia se tornou o sonho de muitos.

Objetivos

O Riso tem o costume de visitar a Santa Casa e entidades filantrópicas de nossa cidade a fim de alegrar a vida dos que ali estão internados ou não.

Declarou uma das coordenadoras do Risocontagia: "Mesmo sabendo que não podemos mudar o mundo, podemos ao menos fazer algo gracioso para crianças e adultos. Tirar um sorriso de um paciente internado no hospital já faz valer todo esforço e dificuldades que enfrentamos para chegarmos até lá. "

Depoimentos

Os quatro coordenadores do grupo relatam que as visitas são maravilhosas, especialmente na Casa Abrigo onde eles sempre deixam lá um pedaço de seus corações. Sempre sentem vontade de voltar log para alegrar aquelas crianças com simples gestos.

Outra integrante disse: "É uma satisfação enorme! Maquiados, incorporamos o palhaço que queremos ser, deixamos a criança que está dentro de nós se libertar e fazer a festa como ela tem que ser: leve, inocente e graciosa. A felicidade está estampada em nossos rostos, pois é isso que temos que levar a quem visitamos. Felicidade e humildade são essências para podermos ajudar. Ao mesmo tempo que somos todos diferentes também somos todos iguais. A humildade em estender a mão ao próximo para lhe dar uma ajudinha não faz mal a ninguém, pelo contrário é um bem enorme para ambas as partes. E o Riso nos proporciona experiências como está o tempo todo. E não só nas visitas, até mesmo quando o grupo está reunido e algum integrante precisa de uma mãozinha para se maquiar, um ajuda o outro. Aprendemos a lidar com o trabalho em grupo mesmo que haja suas diferenças, priorizando sempre o respeito ao próximo, e assim tudo funciona muito bem."

Estendendo a mão

Uma das jovens fez um relato emocionantes: "Cada visita que fazemos é única, desde a primeira reunião. Mesmo quando muitas pessoas estão indo pela primeira vez, todas se encontram em uma casa, movidos pelo mesmo sentimento de ajuda, de solidariedade para com o próximo. Nesse sentimento de união muitas vezes encontram discernimento para ajudar as pessoas que surgem pelos caminhos e, muitas vezes. Esses auxílios vem em forma de abraços ou simplesmente por ouvirmos alguém desabafar. Há quem acredite que somos doutores de verdade e encontram em nós uma forma bem humorada de se aliviar das suas dores, mesmo que por um momento enquanto as fazemos sorrir."

Uma visita marcante

Muitos são os relatos das visitas, mas uma das coordenadoras contou-nos um que marcou a vida dos integrantes do grupo: "Já passamos por várias situações com o Riso, mais algumas sempre marcam mais. Uma vez fizemos uma visita ao hospital, e quando já estávamos de saída, passamos na ala de emergência e observação e lá estava uma mulher que assim que nos viu abriu um lindo sorriso. Não sabíamos por que ela estava ali em observação, então chegamos e fizemos nosso dever, começamos a conversar e ela foi se divertindo com a festa que fizemos com ela. Logo chegou o seu marido e começou a chorar e agradecer a gente, dizendo que tínhamos de alguma forma salvado sua esposa, pois naquele mesmo instante que chegamos para falar com ela, ele tinha saído para chamar as enfermeiras e pegar água, pois estava achando que sua esposa podia vir a falecer , porque estava passando muito mal. Quando ela nos viu simplesmente parou de passar mal e sorriu. Esta mulher estava há dias internada, não saia do hospital devido suas complicações. O homem ficou tão agradecido, tão emocionado que foi impossível não nos comover com tamanho depoimento. São coisas que acontecem como essa que mostra que estamos no caminho certo e que não devemos parar. Mesmo que o caminho seja estreito, complicado e longo, é ele que devemos seguir."

A amizade e a família são os melhores ingredientes do Riso

Além de todos os impulsos que o grupo encontra para continuar com esse trabalho, dois fatores contribuem imensamente: a grande amizade que os une e apoio de suas famílias.

"Uma amizade saudável e pura foi construída através do Risocontagia. Sempre podemos contar um com os outros para fazer dar certo. E claro, nossas famílias, sempre ajudam no que podem, dando apoio moral, não deixando-nos desanimar. Quando precisamos de doações sempre nos ajudam, ou quando não tem carro suficiente para levar todos até o local de visita sempre aparece um pra ajudar. E isso é muito legal, pois também é uma peça essencial para esse trabalho funcionar", contou uma participante.

Atuação da fundadora do Risocontagia

A Marcia, mesmo quando não pode estar de corpo presente nas visitas e reuniões procura ajudar como pode, seja no transporte até o local a ser visitado, ou com doações e sempre com suas orações.

Confidenciou uma integrante: "Ela nos confiou seu maior projeto, que existe a mais de dez anos, e isso nos encorajou a continuar fazendo o Riso dar certo, como forma de gratidão por tudo que ela já fez e ainda faz, e como forma de evoluirmos como seres humanos. Ela tem muita paciência conosco e teve muita confiança em nós, que mesmo sem experiência alguma no assunto fazemos de tudo para darmos conta do recado. Afinal, era o mínimo que podíamos fazer.

Mensagem do Risocontagia

E sim, estamos aqui para espalhar nossa excelente receita do melhor remédio do mundo para todos, se não que doutores seríamos nós se não receitássemos nosso melhor remédio? O AMOR! Todo amor do que tiver ao próximo, é fundamental. Em dosagem grande, contínua e sem pausas!

Podemos dizer que talvez o maior lema dos Doutores do Riso é que : "Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento. -(Patch Adam)

Receba nossas notícias em primeira mão!