Buscar no site

As Galvão vem a Paraguaçu gravar documentário sobre a música caipira para o Globo Rural

As irmãs têm planejado fazer de Sapezal um museu da música caipira, contando a história de todos os que fizeram a música caipira no Brasil

Paraguacity - com colaboração e foto do repórter Neto Romeiro

  • 24/08/16
  • 09:00
  • Atualizado há 396 semanas

'As Galvão' estiveram em Paraguaçu Paulista, nos dias 18 e 19 últimos, para gravar um documentário sobre a música caipira brasileira para programa Globo Rural.

As irmãs Marilene e Meire Galvão, mais conhecidas como As Galvão, em outrora as Irmãs Galvão, passaram pelo distrito de Sapezal, onde cresceram e passaram grande parte da infância e início da juventude; estiveram na Rádio Club Marconi, onde começaram a carreira; na Praça da Matriz e por tantos outros lugares que marcaram a vida das duas em Paraguaçu Paulista.

O especial do Globo Rural tem como base o livro 'Música Caipira' do jornalista José Hamilton Ribeiro, que também apresenta e produz o programa. Ele esteve em Paraguaçu acompanhando as filmagens e as irmãs Marilene e Meire Galvão.



Com mais de 70 anos dedicados ao jornalismo, José Hamilton é hoje repórter especial do programa Globo Rural. Em sua mais nova obra literária, Zé Hamilton, como é carinhosamente chamado por amigos e admiradores, presta uma singela e ao mesmo tempo grandiosa homenagem ao cancioneiro caipira, selecionando algumas das letras mais importantes e entrevistando os seus compositores e interpretes mais simbólicos.

E entre as celebridades notórias da música caipira, estão presentes as cantoras Marilene e Meire Galvão. Com quase 70 anos de carreira, "que serão completados em 2017", diz Marilene, com o sorriso no olhar, a trajetória das Galvão inicia em 1947, quando Meire com sete anos e Marilene com cinco, se apresentaram na Rádio Club Marconi de Paraguaçu Paulista.

De lá pra cá a dupla se tornou referência na música caipira, chegando a lançar mais de 60 discos, com um total de 800 músicas gravadas. O seu principal sucesso, 'No Calor do Teus Braços' lançado em 1986, vendeu 800 mil cópias.

Meire disse que a gravação em Paraguaçu foi um "trabalho maravilho" especialmente conduzido pelas mãos habilidosas do amigo Zé Hamilton. Para Marilene, além de reviver as boas lembranças de Paraguaçu, as gravações foram um aprendizado com a equipe da Rede Globo. "Estamos sempre aprendendo e esses rapazes são ágeis, não brincam em serviço", destaca.

Meire ainda faz questão de frisar que é paraguaçuense, "sapezalense" como diz. "A nossa infância ficou em Sapezal e é isso que a gente sempre vem buscar, a nossa energia, que está aqui nessa região. Um dia nós vamos voltar e ter nosso cantinho aqui em Sapezal".

Para essa volta as irmãs têm planejado fazer de Sapezal um museu da música caipira, contando a história de todos os que fizeram a música caipira no Brasil. "Estamos fazendo tudo o que podemos para concretizar esse sonho que é o museu da música caipira no Memorial As Galvão", informou Marilene.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos