Buscar no site

Furto de cabos deixa inoperante Estação Elevatória de Esgoto em Martinópolis

Diretor do DAE estima que prejuízo seja de R$ 12 mil

Paraguacity - Foto: Guarda Municipal de Martinópolis / Cedida

  • 25/08/16
  • 09:00
  • Atualizado há 398 semanas

A Estação Elevatória de Esgoto de Martinópolis foi alvo de bandidos na última terça-feira (23) e, de acordo com as informações do diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Carlos Garcia, cabos de cobre foram subtraídos do local. Devido ao crime, a unidade está inoperante e o prejuízo estimado é de, aproximadamente, R$ 12 mil.

Conforme as informações da Guarda Municipal de Martinópolis, uma equipe estava em patrulhamento pela Estrada Municipal do Carmindo, quando avistou um veículo, do "tipo caminhonete", de cor branca, com os indivíduos que estavam furtando os fios de cobre da estação.

Assim que os suspeitos perceberam a presença da viatura, eles saíram com a caminhonete, em alta velocidade, em sentido à Rodovia Homero Severo Lins (SP-284). Os agentes municipais, segundo a ocorrência, solicitaram apoio de outras equipes para a realização de diligências pelas proximidades, entretanto, os autores e o veículo não foram localizados.

No local, além da retirada dos fios de cobre, foram causados danos na porta da casa de máquinas, no alambrado e no portão principal da unidade. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia local e a autoridade policial solicitou perícia do Instituto de Criminalística.

Carlos Garcia relatou que esta não foi a primeira vez em que a unidade tornou-se alvo de furto. "Em novembro de 2014, passamos por um problema assim, quando furtaram os cabos da estação. Ela ficou quatro dias sem funcionar na época", contou.

Ainda segundo ele, o furto desta terça-feira (23), além de deixar a unidade inoperante, fez com que o esgoto passasse a vazar do local, por não ter o sistema para o bombeamento funcionando. "Estamos fazendo contato com a empresa que presta serviços para nós e tem esses equipamentos, para podermos avaliar o que foi danificado no quadro de comando, pois, assim, passaremos o orçamento à Prefeitura, para que ela possa adquirir o material", ressaltou o diretor do DAE.

Garcia ainda afirmou que não é possível precisar em quantos dias o serviço será retomado. "Muitas vezes, quando esses indivíduos arrancam os fios, eles acabam danificando os equipamentos da caixa de força e do quadro de comando. Então, além da fiação, teremos de montar toda a estrutura do local novamente".

Receba nossas notícias em primeira mão!