Buscar no site

Cientistas descobrem 'planeta irmão' da Terra próximo ao Sol

Um estudo coordenado pela Universidade Queen Mary de Londres descobriu um novo planeta "irmão" da Terra após mais de três anos de estudo

bonde.com.br

  • 26/08/16
  • 16:00
  • Atualizado há 399 semanas

Um estudo coordenado pela Universidade Queen Mary de Londres descobriu um novo planeta "irmão" da Terra após mais de três anos de estudo. A novidade foi publicada na prestigiada revista "Nature" nesta quarta-feira (24). Confira, abaixo, um vídeo em inglês explicando a descoberta e apontando algumas das características do planeta.

O astro está rente à estrela Proxima Centauri, que é "vizinha" do nosso Sol, e foi batizado de "Proxima B". Com os cálculos de distância e diâmetro, os cientistas determinaram que o planeta poderia ter água líquida em seu interior e é formado por um sistema rochoso semelhante à Terra. Com isso, ele poderia gerar vida como ocorre em nosso planeta.

Um primeiro indício da existência do "irmão" da Terra foi descoberta em 2013 e batizada de "Pale Red Dot" ("Pequeno Ponto Vermelho"). Usando e analisando dados coletados por dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), que fica no Chile, os investigadores descobriram que, através de informações combinadas, tratava-se de um planeta e não de uma simples estrela.

Os elementos coletados até o momento mostram que o "Proxima B" possui uma massa equivalente a 1,3 vez o tamanho da Terra e completa sua órbita a cada 11,2 dias. De acordo com o coordenador do estudo, Guillem Anglada-Escudé, "a busca por vida no 'Proxima B' será nosso novo passo". Para ele a "paixão" do grupo de especialistas fez com que fosse possível alcançar o resultado anunciado hoje.

Essa é a segunda grande descoberta em questão de planetas anunciada em 2016. Em maio, a Nasa informou que o telescópio Kepler localizou 1.284 novos planetas desde julho do ano passado e que analisa a possibilidade de outros 1.327 terem esse status.

Ainda de acordo com os norte-americanos, aproximadamente, 550 desses astros têm estruturas similares à Terra e que nove deles estão em zonas habitável de seu "sol".

Receba nossas notícias em primeira mão!