Buscar no site

Ex-ministro Guido Mantega é preso em nova fase da Operação Lava Jato

Mantega comandou o ministério entre 2006 e 2014, nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

Fonte: Uol Notícias

  • 22/09/16
  • 09:00
  • Atualizado há 395 semanas

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT) foi preso na manhã desta quinta-feira (22) pela PF (Polícia Federal) durante a 34ª fase da Operação Lava Jato. Ele é alvo de um mandado de prisão temporária com duração de cinco dias e será levado para Curitiba.

Segundo as investigações, em 2012, o então ministro Mantega atuou diretamente junto ao comando de uma das empresas contratadas pela Petrobras para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partidos políticos aliados do governo.

Mantega comandou o ministério entre 2006 e 2014, nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

A nova fase, batizada de Arquivo X, cumpre 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão temporária e oito de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir prestar esclarecimentos) no Distrito Federal e em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

Sérgio Moro revoga prisão temporária do ex-ministro Guido Mantega

O Juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, revogou a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, no início da tarde desta quinta-feira (22). Logo no começo da manhã, Mantega foi preso temporariamente na 34ª fase da operação.

De acordo com o Moro, nem ele, nem a Polícia Federal e nem o Ministério Público Federal sabiam do estado de saúde da mulher do ex-ministro. Mantega estava com a esposa no hospital Albert Einstein, em São Paulo, no momento da prisão.

Para decidir pela liberação do ex-ministro, Moro argumentou que as buscas já começaram e que Mantega, solto, não deve oferecer riscos ou interferir na colheita das provas.

A 34ª fase da Operação Lava Jato investiga fatos relacionados à contratação de empresas pela Petrobras, para a construção de duas plataformas para a exploração de petróleo na camada do pré-sal.

Atualizado às 18h30

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais