Buscar no site

Paraguaçuense completa "coleção de santinhos" pela segunda eleição

Dorinho diz que os candidatos não devem fazer derrame de santinhos nas vias públicas

ParaguaCity

  • 30/09/16
  • 08:00
  • Atualizado há 393 semanas

O paraguaçuense Dorinho Lopes faz, pela segunda eleição, uma coleção inusitada de santinhos dos candidatos a vereador de Paraguaçu Paulista. Na eleição de 2012 Dorinho disse que a coleção foi "meio desordenada", mas que dessa vez, em 2016, separou por coligação e ficou mais "organizado".

Ao ser questionado sobre o motivo que o levou a montar o painel de santinhos, Dorinho explicou que tem muita gente que se candidata e a população não sabe quem é a pessoa e essa foi a forma que encontrou de mostrar em um único lugar todos os candidatos. "Além disso, todo mundo fala mal de político, mas se você olhar aqui no painel, tem muita gente boa. Não podemos generalizar. Ao olharmos o painel, encontramos mais de dez bons candidatos a vereador", garantiu Dorinho.

Além dos próprios eleitores que têm procurado Dorinho para conhecer seu painel, ele contou que têm candidatos que o tem procurado para se certificar se estão mesmo na coleção de santinhos.

"O candidato vem trazer o santinho dele e pra ver se ele está mesmo no painel. Quer conferir se não está em desvantagem e aí ele constata que está lá sim".

Derrame de santinho

E por falar em santinho, a Justiça Eleitoral tem endurecido as regras contra o "derrame" de santinhos e outros materiais gráficos de campanha, principalmente às vésperas do dia da eleição, no domingo, dia 2 de outubro.

A prática, comum especialmente no dia do pleito, nas mediações dos locais de votação, renderá multas de R$ 2 mil a R$ 8 mil. O valor é alto, mas a principal mudança está na previsão de responsabilidade solidária de partidos políticos e de candidatos, mesmo que estes não tenham diretamente espalhado os papeis pelas vias públicas.

Nesse caso, Dorinho Lopes, além de cidadão que vota e coleciona santinhos, é presidente da ONG Salvar de Paraguaçu Paulista, que desenvolve ações de preservação do meio ambiente no município.

Dorinho reforça esse pensamento de que os candidatos devem ser responsáveis quanto a não fazer esse derrame de santinhos nas vias públicas.

"Eu gostaria que não jogassem essa tonelada de papeis nas rua, porque o candidato já vai começar de modo errado, com uma postura errada. Então, vai de boca em boca, conversa, mas não polua o meio ambiente", destacou Dorinho.

Dorinho completa "coleção de santinhos" pela segunda eleição

Dorinho diz que eleitor deve exercer seu direito ao voto e confiar, "pois tem muito candidato bom"

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais