Buscar no site

Mais de 9 mil pessoas não escolhem o próximo prefeito de Paraguaçu

Cerca de 9.400 pessoas deixaram de escolher o próximo prefeito de Paraguaçu Paulista, ou seja, 31,56% do eleitorado

ParaguaCity

  • 03/10/16
  • 16:00
  • Atualizado há 394 semanas

Em uma situação inédita ocorrida em uma eleição municipal, mais de 9 mil pessoas não escolheram o próximo prefeito de Paraguaçu Paulista, entre votos brancos, nulos e abstenções, neste domingo (2).

De acordo com os dados do TSE, das 91 urnas totalizadas, em um eleitorado de 32.465 pessoas, houve uma abstenção de 7.431 (22,89%), 1.314 votos nulos (5,25%) e 857 votos brancos (3,42%). Somados esses números, 9.402 pessoas deixaram de escolher o próximo prefeito de Paraguaçu Paulista, ou seja, 31,56%.

Dos 25.034 votos válidos (77,11%), a candidata Almira Garms (PSDB) teve 10.867 votos (47,53%); o candidato Antian (PSD) teve 9.267 votos (40,53%); e o candidato Pardal (PTB) tevem 2.729 votos (11,94%).

Eleição tranquila

Na avaliação da chefe do Cartório Eleitoral, Cláudia Marcon, de modo geral as eleições transcorreram de forma tranquila em Paraguaçu Paulista. "Faço uma avaliação positiva, a votação foi tranquila, a apuração foi rápida, não tivemos um número grande de ocorrências".

Com relação ao derrame de santinhos nas imediações da escolas e à boca de urna, Cláudia Marcon disse que foram registrados casos pontuais apenas. "Não tivemos casos de derrames de santinhos, os candidatos respeitaram a legislação. O próprio eleitor se posicionou dizendo que não votaria no candidato que estivesse fazendo boca de urna", afirmou Cláudia.

Um dos casos de boca de urna registrado foi o do vereador Miguel Canizares, presidente da Câmara de Paraguaçu Paulista. Ele foi preso por volta das 16 horas deste domingo (2), nas proximidades da EE Diva Figueiredo da Silveira, o Cene, quando foi denunciado e foi flagrado pela Polícia Militar fazendo boca de urna, pouca antes de serem encerradas as eleições.

A voz de prisão foi dada pelo juiz eleitoral de Paraguaçu Pedro Luiz Rafael, que chegou ao local imediatamente após a denúncia. O vereador Miguel Canizares não foi reeleito.

Ruas limpas e tranqüilas no decorrer das eleições de Paraguaçu Paulista

Guarda Municipal e Polícia Militar atuaram juntas pela segurança nas imediações das escolas

A equipe do Cartório Eleitoral, juntamente com a chefe da seção, Cláudia Marcon, para quem as eleições transcorreram de forma tranquila em Paraguaçu Paulista

Os números oficiais do TSE da eleição em Paraguaçu Paulista

Receba nossas notícias em primeira mão!