Buscar no site

Região de Assis tem apenas uma mulher eleita para cargo de prefeita

Em Assis, apenas uma mulher foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal

Redação AssisCity

  • 03/10/16
  • 13:00
  • Atualizado há 394 semanas

A representatividade feminina na política tem sido um dos temas apresentados durante as Eleições 2016. A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (PRE-SP) fez uma pesquisa sobre a quantidade de mulheres eleitas para os cargos de prefeita e vereadora.

Na região de Assis, a única mulher eleita para o cargo de prefeita para o próximo mandato foi Almira Garms, em Paraguaçu Paulista. Nos demais municípios, apenas os homens assumirão as prefeituras pelos próximos quatro anos.

Almira Garms já foi eleita quatro vezes como vereadora em Paraguaçu Paulista. Após as eleições deste ano, ela falou sobre as dificuldades de uma mulher ocupar um cargo público.

"A mulher passa por esses desafios muito maiores que o homem e é preciso trabalhar essa questão. Quando fui vereadora, durante o meu terceiro mandato, fiz um trabalho em cima disso, buscando alertar a população enquanto usava a tribuna sobre ter representantes femininas. E acredito que tenha dado resultado, pois no ano seguinte, quatro mulheres foram eleitas vereadoras. Nesta eleição, o número caiu um pouco, pois elegemos apenas duas. Mas é preciso que sejam mulheres capacitadas, em nível de igualdade, e não apenas por ser mulher", afirma.

A pesquisa do PRE-SP mostrou que, de um total de 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 72 terão mulheres à frente do Poder Executivo. Isso representa 11,2% de todas as cidades e 3,64% de todo o eleitorado, o que corresponde a 1.633.458 eleitores.

"Eu me capacitei para isso. Faço parte de um secretariado de mulheres do PSDB e nossa bandeira é incentivar mulheres a se candidatarem a cargos, tanto para vereadoras, quanto para vices ou prefeitas. Nossa bandeira é esse incentivo ao empoderamento feminino e eu vi que realmente tinha capacidade para dar o meu nome para governar a cidade de Paraguaçu Paulista", salienta.

Já para o cargo de vereadora, a pesquisa apontou que aproximadamente 25% das cidades paulistas não elegeram nenhuma mulher. Dos 645 municípios, 159 não terão nenhuma representatividade feminina da Câmara Municipal. Destes, 30 não elegem mulheres para o cargo há três eleições.

Em Assis, a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara a partir de 2017 será a Professora Dedé, eleita com 712 votos.

Almira Garms

Professora Dedé

Receba nossas notícias em primeira mão!