Buscar no site

Enfermagem da Fema tem ampla atuação na comunidade

Profissional da Enfermagem tem um campo de atuação que vai além da tradicional assistência

Assessoria FEMA

  • 12/12/16
  • 16:00
  • Atualizado há 380 semanas

No ano em que completou 10 anos, a Enfermagem na Fema se firmou como referência na cidade de Assis e região. A qualidade empregada pela graduação é reconhecida inclusive por profissionais que já atuam no mercado.

Para a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso, essa qualificação vem da junção entre aulas teóricas e práticas e de um trabalho que resgata nos alunos a essência da profissão: o gesto de cuidar.

A principal característica do curso é promover uma execução prática do conteúdo apresentado em sala de aula, desde o início da graduação.



"Nosso curso é 100% presencial, ao contrário de algumas instituições. São aulas teóricas e práticas e com dois anos de estágio em campos reais. É um aprendizado de qualidade. Alunos de Ourinhos, de Marilia, de outras cidades, nos procuraram exatamente por esse modelo de ensino em que o profissional sai capacitado para o mercado de trabalho", ressalta a docente.

Para isso, a graduação conta com profissionais e especialistas em suas áreas de atuação. "Estimulamos nosso corpo docente a buscar novos conhecimentos. Em breve, vamos ampliar para 70% o número de professores doutores no nosso curso".

Estrutura e Extensão

A estrutura do curso oferece dois laboratórios. No espaço exclusivo, uma área física de 130 m² está equipada com materiais para as técnicas em Enfermagem destinadas às disciplinas teórico-práticas. O segundo laboratório é o de Práticas em Ciências da Saúde Professor Ulysses Telles Guariba Netto, inaugurado este ano com a chegada da Medicina, com tecnologia de ponta e robôs-simuladores.

Um dos diferenciais da graduação é sua constante atuação junto a comunidade, em atividades de extensão desenvolvidas, por exemplo, na Liga do Trauma e na Clínica da Enfermagem.

A clínica coloca o aluno em situação de prática com pacientes das comunidades. "Eu acompanho os estudantes, em dupla, no atendimento domiciliar a pacientes de Assis. Também fazemos o acompanhamento de funcionários da própria fundação. É bom para o aluno, para a comunidade e para os funcionários", diz a coordenadora.

Por sua vez, a liga atua principalmente na capacitação e prevenção. O grupo, formado por estudantes e professores, desenvolve treinamentos e palestras e participa de plantões da urgência e emergência pré-hospitalar. Criada em 2015, a equipe já fez ações em Assis, Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital e Tarumã.

Mercado de trabalho

O profissional da Enfermagem tem um campo de atuação que vai além da tradicional assistência. Pode-se trabalhar como gestor de serviço de saúde, auditor, na educação, na pesquisa. O que deve orientar a carreira, contudo, é o objetivo final que sempre deve ser o benefício que se leva ao paciente, seja uma pessoa, família ou coletividade, lembra Rosângela Gonçalves.

"Os alunos de Enfermagem da Fema são privilegiados pela qualidade do curso oferecido. E isso a gente percebe com o reconhecimento do mercado. Estamos colhendo os frutos dessa intensa dedicação".

Professora Rosângela Gonçalves da Silva

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos