Buscar no site

Aumenta a emissão de cartões de estacionamento em vagas especiais em Paraguaçu

No caso de idosos, é necessário ter 60 anos completos para solicitar o serviço

Assessoria Prefeitura de Paraguaçu Paulista

  • 19/12/16
  • 09:00
  • Atualizado há 379 semanas

O Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte da Prefeitura de Paraguaçu Paulista registrou, em sua Divisão de Trânsito, um aumento considerável de emissão de credenciais, os conhecidos cartões para estacionamento de veículos em vagas especiais nas vias públicas.

Tanto para idosos quanto para portadores de necessidades especiais as emissões, que giravam em torno de 3 a 5 cartões por semana, dobraram e hoje a divisão atende cerca de 10 a 15 pedidos por semana.

O Detran atribui a emissão da credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos com dificuldades de locomoção ao município que tenha aderido ao Sistema Nacional de Trânsito, como é o caso de Paraguaçu Paulista. A medida foi adotada para que os moradores que necessitam não fiquem sem a credencial.



O documento tem validade em todo o território nacional. O serviço não tem custo e a credencial estará disponível para retirada depois de no máximo 5 dias de entrada do pedido na Divisão de Trânsito (Paço Municipal - Avenida Siqueira Campos, nº 1.430). Em média as credenciais são entregues em 24 horas.

No caso de idosos, é necessário ter 60 anos completos para solicitar o serviço. Já os portadores de deficiência física, que possuem dificuldade de locomoção será necessário apresentar ainda, laudo médico atualizado, constando a deficiência ou dificuldade de locomoção, se o usuário não for condutor. São emitidas uma credencial por pessoa e não existe credencial emitida por veículo.

Segundo o Departamento de Trânsito o crescimento se deu por conta de que muitas pessoas estão sendo autuadas por não possuírem o cartão ou, mesmo possuindo, está vencido ou fica guardado, ao contrário do correto que é estar exposto sobre o painel do veículo quando no uso da vaga. O número de vagas disponíveis na cidade cumpre os 2% de obrigatoriedade exigidos pela lei.

O aumento do valor das multas também é outro fator que contribuiu para a corrida ao departamento para novas emissões ou renovações. A partir deste ano, quem estacionar indevidamente em vagas destinadas a deficientes físicos e idosos incorrerá em infração grave. Desde o começo do mês de janeiro, a multa para esses casos aumentou de R$ 53, 20 para R$ 127,69. Anteriormente, a infração representava 3 pontos na carteira, e agora, o motorista será penalizado com cinco pontos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos