EDUCAÇÃO

11/01/2017 -- 17:00

Conheça os cursos universitários que se pagam mais rápido

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Além da afinidade, outro fator importante para levar em conta no momento de optar por um curso universitário é a velocidade em que se dará o retorno financeiro da profissão. Para ajudar nessa escolha, o Mundo Vestibular - portal com mais de 2,5 milhões de acessos mensais e referência em vestibular e Enem - fez um levantamento do tempo que as dez graduações com mais matrículas do País – quase 50% do total – levam para se pagar, segundo o Censo da Educação Superior 2015 do Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa aponta que Gestão de Recursos Humanos é o curso em que é possível reaver o investimento de forma mais rápida, o que ocorre em cinco meses, devido à sua mensalidade acessível e curta duração. Pedagogia e Ciências Contábeis também estão no topo do ranking, ambos com dez meses. Por outro lado, as graduações que mais demoram a ser pagas são Direito e Engenharia de Produção: são necessários três anos ou mais (42 e 36 meses, respectivamente). Em seguida, entre os retornos mais lentos, está Engenharia Civil, com pouco menos de três anos (34 meses).

Na lista, ainda constam Serviço Social, cujo retorno se dá em dez meses; Administração, 13 meses; Psicologia, 25 meses e Enfermagem, 27 meses. Fora do top dez mais procurados do Brasil, o tradicional curso de Medicina leva quase cinco anos para ter seu custo restituído.

"Embora um médico assistente ganhe bem mais do que seus colegas de outras áreas, o curso de Medicina é muito mais longo e caro do que a média", considera Fernanda Lapidus Hecht, gerente de mídia on-line da QuinStreet, que administra o Mundo Vestibular.

A pesquisa considerou mensalidades e durações médias das graduações em questão e salários de um primeiro emprego na área: assistente jurídico, assistente administrativo, assistente pedagógico, entre outros. Não foram levados em conta os valores recebidos por estágios durante a faculdade pelo fato de serem facultativos ou não remunerados em alguns casos. "Saber quanto tempo um curso universitário leva para se pagar é fundamental, especialmente para os estudantes que bancam integral ou parcialmente os seus estudos", declara Fernanda.



Bonde
Leia também!
26 DE JANEIRO
FEMA confirma novo Vestibular
Prova será aplicada no dia 26 de janeiro, às 9h da manhã
PRAZO
Inscrições no Sisu começam dia 24 e no Prouni dia 30
OPORTUNIDADE
Fema confirma novo Vestibular1
Prova será aplicada no dia 26 de janeiro, às 9h da manhã
DÉFICIT
Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio
CONVOCAÇÃO
Departamento de Educação convoca professores em Paraguaçu Paulista
As atribuições serão realizadas de 24 a 26 de janeiro
UNESP TUPÃ
Unesp está com inscrições abertas para concurso de professor substituto
O período de inscrições começou ontem, dia 17, e segue até o próximo dia 23.
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook