24 de Outubro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO
11/01/2017

Conheça os cursos universitários que se pagam mais rápido

Além da afinidade, outro fator importante para levar em conta no momento de optar por um curso universitário é a velocidade em que se dará o retorno financeiro da profissão. Para ajudar nessa escolha, o Mundo Vestibular - portal com mais de 2,5 milhões de acessos mensais e referência em vestibular e Enem - fez um levantamento do tempo que as dez graduações com mais matrículas do País – quase 50% do total – levam para se pagar, segundo o Censo da Educação Superior 2015 do Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa aponta que Gestão de Recursos Humanos é o curso em que é possível reaver o investimento de forma mais rápida, o que ocorre em cinco meses, devido à sua mensalidade acessível e curta duração. Pedagogia e Ciências Contábeis também estão no topo do ranking, ambos com dez meses. Por outro lado, as graduações que mais demoram a ser pagas são Direito e Engenharia de Produção: são necessários três anos ou mais (42 e 36 meses, respectivamente). Em seguida, entre os retornos mais lentos, está Engenharia Civil, com pouco menos de três anos (34 meses).

Na lista, ainda constam Serviço Social, cujo retorno se dá em dez meses; Administração, 13 meses; Psicologia, 25 meses e Enfermagem, 27 meses. Fora do top dez mais procurados do Brasil, o tradicional curso de Medicina leva quase cinco anos para ter seu custo restituído.

"Embora um médico assistente ganhe bem mais do que seus colegas de outras áreas, o curso de Medicina é muito mais longo e caro do que a média", considera Fernanda Lapidus Hecht, gerente de mídia on-line da QuinStreet, que administra o Mundo Vestibular.

A pesquisa considerou mensalidades e durações médias das graduações em questão e salários de um primeiro emprego na área: assistente jurídico, assistente administrativo, assistente pedagógico, entre outros. Não foram levados em conta os valores recebidos por estágios durante a faculdade pelo fato de serem facultativos ou não remunerados em alguns casos. "Saber quanto tempo um curso universitário leva para se pagar é fundamental, especialmente para os estudantes que bancam integral ou parcialmente os seus estudos", declara Fernanda.



Bonde