Buscar no site

Iniciativa de Geladeira Solidária ajuda famílias e pessoas carentes, em Assis

Lucinéia Furlan viu a ideia na internet e quis trazer para Assis

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 20/01/17
  • 11:00
  • Atualizado há 378 semanas

Desde domingo, 15, famílias e pessoas carentes estão sendo ajudadas graças à atitude de Lucinéia Furlan, em Assis. Ela instalou em frente à sua casa uma Geladeira Solidária, que é abastecida por pessoas que querem fazer o bem ao próximo.

"A ideia surgiu em 2015, quando eu vi a ideia na internet e decidi fazer o mesmo. Conseguimos a doação da geladeira com uma pessoa muito querida e que sempre nos ajuda. Tentei autorização na época para colocar a geladeira na rodoviária, mas não conseguimos. Então decidi colocar aqui na frente da minha casa mesmo e tem sido muito recompensador", afirma Lucinéia.

A assisense também tem outros projetos sociais, como o "Mãos Solidárias" e com mais essa iniciativa tem conseguido ajudar ainda mais pessoas.

"Estipulei um horário para deixar a geladeira à disposição das pessoas, que é das 8h às 20h. Quando chega a hora de recolher, todos os alimentos que ainda estão disponíveis são reunidos e doados para famílias. Já conseguimos ajudar duas famílias em situação difícil, além das pessoas que vêm até aqui retirar as doações", salienta.

Lucinéia disse que a colaboração tem sido surpreendente, além do respeito com a iniciativa.

"Muitas pessoas batem na minha casa para perguntar se podem pegar os alimentos, pois ficam receosas às vezes. Mas é surpreendente como elas levam apenas o que realmente necessitam e têm consciência de que a iniciativa é para ajudar. A Geladeira Solidária fica na minha calçada e não tivemos nenhum problema, pois a solidariedade é o que mais importa", diz.

As doações podem ser feitas todos os dias por quem quiser ajudar, mas Lucinéia explica quais são os requisitos.

"Não podem ser doados alimentos crus, como carnes e ovos. Produtos abertos ou fora do prazo de validade também não podem, assim como bebida alcoólica. Fora isso, as pessoas podem doar frutas, legumes, verduras, alimentos secos como macarrão e arroz, além de refeições prontas. Neste caso, etiquetamos para saber a data, já que devem ser consumidos no mesmo dia. Se uma família fez o almoço, por exemplo, e sobrou, pode colocar em potinhos e trazer para doar", explica.

Renata Silva, autônoma e moradora do Santa Clara, é uma das pessoas que fizeram as doações.

"Eu saio do Santa Clara e venho até aqui para deixar minha contribuição. É muito prazeroso poder ajudar o próximo e me sinto muito bem em fazer isso", afirma.

Adriana Fiuza de Andrade, moradora da Vila Glória, está desempregada e tem ido buscar os alimentos na Geladeira Solidária.

"Eu fiquei na dúvida se poderia pegar ou não. Bati na casa da Lucinéia e conversei com ela. Estou desempregada, minha filha e meu genro também, e temos quatro crianças pequenas em casa. Hoje nós almoçamos e jantamos o que busquei na Geladeira Solidária. Essa iniciativa está nos ajudando muito e só tenho a agradecer a todos que doam, pois infelizmente estamos passando por dificuldades", diz.

Lucineia ainda afirmou que a ideia pode ir para outros bairros.

"Temos alguns planos de levar o projeto da Geladeira Solidária para outros bairros. Precisamos apenas de outra geladeira e que as pessoas nos ajudem a levar essa ideia para outras famílias e lugares", conclui.

A Geladeira Solidária fica na Rua Doutor Souza Costa, 203, na Vila Glória. Caso alguém queira entrar em contato com Lucinéia, o telefone é (18) 99632-4321.

Geladeira Solidária

Lucinéia Furlan e Renata Silva dos Santos

Renata Silva dos Santos

Lucinéia Furlan

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais