Buscar no site

Médico de Assis faz alerta sobre câncer do intestino

Ele recomenda exames periódicos e vida saudável

Redação AssisCity / Foto: AssisCity

  • 09/02/17
  • 08:00
  • Atualizado há 375 semanas

O câncer de intestino grosso e do reto estão entre os três cânceres que mais atingem a população. O médico assisense Paulo Teixeira Júnior, cirurgião do aparelho digestivo e colo-proctogista pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e UNICAMP, fala sobre a doença e explica quais são as formas de prevenção, tratamento, sintomas e outras questões pertinentes relacionadas ao assunto.

O médico informa que este câncer atinge os homens e as mulheres quase que na mesma proporção, por isso ambos os sexos devem ficar em alerta.

"A idade é um dos principais fatores para desenvolver o câncer de intestino. Quanto maior a idade, mais chances, e com o avançar dos anos as nossas células começam a envelhecer e passam por mutação, principalmente depois dos 50 anos, quando a possibilidade é maior. A idade, a obesidade, a alimentação industrializada, pessoas que comem poucas fibras, que tem intestino preso são mais propensos, além do fator hereditário", diz Paulo.

O cirurgião explica que os sintomas da doença aparecem geralmente após os 50 anos, mas antes podem surgir também, embora sejam mais raros.

"Se você apresentar qualquer um dos sintomas, como sangramento nas fezes, muco ao evacuar, e algumas alterações no hábito intestinal, como diarreias, intestino preso, fezes afiladas, emagrecimento repentino e dores abdominais, já pode fazer o exame de colonoscopia, pois provavelmente o estágio esteja avançado", explica.

O principal exame de prevenção é a colonoscopia, diagnóstico por imagem para ver as lesões no intestino, as quais podem apontar o problema cancerígeno. O médico explica que uma célula que se altera e forma o pólipo deve ser retirado, de modo a evitar sua evolução para o câncer. Uma vez diagnosticado, antes de se tornar câncer, no próprio exame já é removido.

Além da colonoscopia, ele sugere outros exames a partir dos 50 anos e recomenda uma vida saudável.

"A colonoscopia deve ser realizada de 5 a 10 anos, após os 50 anos. Se tiver algum histórico na família é recomendável que se faça antes. Além desse exame, outros, como a realização de um Raio -X do intestino e pesquisa de sangue oculto nas fezes, também são importantes. Em relação à dieta é bom evitar alimentação condimentada e alguns produtos industrializados. A ingestão de muita água e alimentos ricos em fibras são fundamentais, além de atividades físicas, que fazem bem não somente para o intestino, mas para todo o organismo", alerta.

Ele enfatiza ainda que se o câncer for diagnosticado no início, as chances de cura são em níveis proporcionais de quase 100 %. Contudo, se estiver em estágio avançado, fica mais difícil, por isso recomenda a prevenção.

"Em relação ao tratamento, ele é feito através da cirurgia e dependendo do estagiamento, a quimioterapia e a radioterapia são realizadas", conclui.

Paulo Teixeira Júnior

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais