COMPORTAMENTO

16/02/2017 -- 19:00

Pesquisa revela que cães imitam personalidade dos donos

O estudo foi publicado na revista americana Plos One, depois da análise de cem cachorros e seus donos

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Está comprovado cientificamente que os cães desenvolvem personalidade parecida com a de seus donos. Ansiedade, raiva e outros comportamentos típico dos humanos podem influenciar os bichinhos, segundo pesquisa feita por cientistas austríacos.

O estudo foi publicado na revista americana "Plos One", depois da análise de cem cachorros e seus donos.
Cientistas mediram os batimentos cardíacos dos cães e a resposta a ameaças. Amostras de saliva também foram colhidas para avaliar os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse – substância que controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. A personalidade dos cachorros também foi avaliada através de um questionário aplicado a seus proprietários.

Emoções

A cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena analisou o estudo e, para ela, os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos – e podem imitar suas emoções.

"Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", disse a cientista à BBC.

Ainda de acordo com a pesquisa, os cães conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar o comportamento em função disto.



Mariana Areias - Metrópoles
Leia também!
Religião tem o mesmo efeito no cérebro que sexo e drogas, aponta pesquisa
MEU PET
Dormir com animais de estimação ajuda a melhorar o sono, diz estudo1
GÊMEOS
Com morte cerebral, jovem é mantida viva no Paraná para dar à luz gêmeos3
Frankielen Zampoli tinha 21 anos quando sofreu hemorragia cerebral. Ela foi mantida viva por mais de 100 dias para salvar os dois bebês.
ARTE
Como reconquistar o marido 'num piscar de olhos'
Se a conquista é uma arte, reconquistar é a sua transcendência. Um desafio que valerá a pena tanto para salvar o relacionamento como para entender que o fim é inevitável.
SIMBOLOGIA
Por que usamos a aliança de casamento na mão esquerda?
A resposta é bem mais romântica do que você imagina
REFRESCANTE
Saiba como fazer um refrescante suco de maracujá, laranja e gengibre
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook