BLOG

20/03/2017 -- 20:00

Adestramento de cachorros: mitos e verdades

Segundo os especialistas, até mesmo gatos podem ser adestrados, pois todo animal tem um nível de inteligência

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Sobre o adestramento são muitas as questões que são abordadas. Diante de tanta informação é possível que algumas delas acabem ficando de lado ou ainda distorcidas. O resultado: a criação de diversos mitos e a falta de resultados positivos no adestramento, com a consequente frustração do dono do pet.

Com o adestramento é possível ter uma série de benefícios como: o pet vai obedecer aos comandos e ordens de seu dono, respeitar as regras, melhorar o seu comportamento, ser um cão mais tranquilo e equilibrado, e o melhor: parar com comportamentos indesejáveis. Além destes benefícios é comum escutar alguns mitos relacionados ao adestramento e você vai compreender porque são mitos.

Mito 1) Cachorro velho não aprende nada: claro que quanto mais cedo se iniciar o adestramento, melhor será. Se houver a orientação de um profissional será possível adestrar o cachorro para evitar comportamentos errados, como fazer xixi no sofá, entre outras coisas. Só que essa não é uma desculpa para que cachorros mais velhos não aprendam. Eles podem aprender sim, só que o tempo para ensinar algo pode ser maior, caso eles não sejam filhotes. Tanto que cães idosos aprendem truques novos e são excelentes quando adotados por possuírem a personalidade bem definida nesse estágio da vida.

Mito 2) Só raças inteligentes aprendem: este também não é verdade. Claro que existem raças inteligentes que acabam aprendendo com maior facilidade, mas isso não impede que outras raças aprendam algo novo. Segundo os especialistas, até mesmo gatos podem ser adestrados, pois todo animal tem um nível de inteligência. Quem vai conseguir realizar todo o processo de, por exemplo, aprender a andar junto, deitar, ficar e pular obstáculos é o adestrador ou o dono do pet. Cabe a ele todo o processo. Mesmo que seja um desafio, não é impossível. Não pode haver apenas descontentamento por parte do dono e o maior erro é tratá-los como criança e gritar.

Mito 3) o cachorro vira um robô: este também é um mito. Nenhum cachorro vai perder a sua personalidade ao ser adestrado. O adestramento vai apenas vai melhorar a comunicação entre o cão e o ser humano. O pet vai se tornar mais autoconfiante e a relação com o dono vai proporcionar experiências positivas e não negativas, o que acaba ocorrendo quando o cachorro não é adestrado. Ou seja, seu cachorro não vai virar um robô, ele vai obedecer aos seus comandos, mas continuará tendo a sua personalidade.



DINO
Meu amigo Pet
Esse blog é destinado para os amigos dos animais. Há muitos deles em abrigo ou lar temporário precisando de alguém como você. O espaço também é destinado para quem perdeu seu animal e está à procura, mande a foto que ajudamos você a encontrá-lo. Mande um e-mail pra gente: blog@assiscity.com
Leia também!
ADOÇÃO
Seis filhotinhas estão disponíveis para adoção, em Assis
Elas têm aproximadamente 50 dias e precisam de um lar
PERDIDO
Assisense procura cachorro perdido na Vila Mercedes
Hot, como é chamado, desapareceu na tarde desta quinta-feira, 15
ADOÇÃO
Filhotes de cachorro estão disponíveis para adoção, em Assis
São quatro fêmeas com apenas um mês de vida
OBEDIÊNCIA
Como adestrar um cachorro: mitos e verdades
Com o adestramento de cães, você ensina não apenas o que o animal pode fazer, mas principalmente, o que ele não deve
BUSCA
Tutores buscam cachorras desaparecidas na Vila Xavier, em Assis
Elas desapareceram próximo à Rua Olavo Bilac
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook