Buscar no site

Especialista da área de finanças orienta sobre destino do FGTS

Dinheiro inesperado é investimento para renda extra

Divulgação

  • 07/03/17
  • 20:00
  • Atualizado há 371 semanas

A partir de 10 de março, milhões de pessoas poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) das contas inativas de até dezembro de 2015. A medida foi anunciada pelo Governo Federal, no final do ano passado, com objetivo de aquecer a economia.

Independentemente do valor que será recebido, Gustavo Gonçalves Colombo, docente da área de gestão e negócios do Senac Marília, afirma que é importante fazer um planejamento para conseguir analisar qual é a melhor alternativa para o uso do dinheiro.

"A prioridade é procurar o melhor destino para esse recurso. Poupar pode ser uma boa estratégia ou, ainda, realizar algum investimento, destinando esse valor a algo mais vantajoso e não gastando sem pensar", afirma ele.

A quantia pode ser um pontapé inicial para abertura de novos empreendimentos. "Gerar renda como esse recurso pode ser uma boa estratégia de dar continuidade a ele. Se a pessoa possui alguma habilidade, pode investir nisso. Há grandes possibilidades como fazer bolos caseiros, salgadinhos e outras formas de começar um negócio. A alimentação é um grande mercado que permite empresas com um investimento menor", orienta.

O benefício também pode ser uma oportunidade para o pagamento de contas de cartão de crédito e impostos, por exemplo. "Quitar as dívidas, no primeiro momento, é a melhor alternativa, começando pelas mais onerosas, como cheques e as com juros maiores. Mesmo que a pessoa fique sem dinheiro no momento, haverá um maior folego com as sobras dos salários futuros".

Já para quem está em dia com o orçamento familiar e não quer gastar em compras, a sugestão é guardar uma parte do saldo na poupança ou aplicar em um fundo de investimento ou investir nos estudos.

"Poupar é a melhor solução para quem não tem um destino ainda para esse dinheiro, investir em outros produtos bancários ou até mesmo na carreira, com cursos e atualizações, buscando se diferenciar no mundo do trabalho", recomenda.

O ideal é aproveitar o dinheiro com moderação. "Outros gastos também são permitidos. Roupas, produtos tecnológicos e viagens fazem parte do pacote. O conselho é não fazer uma nova dívida com esse valor", finaliza.

Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato finalizado por justa causa até 31 de dezembro de 2015 tem direito ao saque do FGTS da conta inativa. O calendário de pagamento é baseado nos meses de nascimento dos beneficiários.

Veja abaixo:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais