Buscar no site

Conheça as causas da Infecção urinária e previna-se

Aparentemente simples, a doença pode levar a casos mais severos e comprometer os rins em estágio avançado

  • 16/03/17
  • 13:00
  • Atualizado há 367 semanas

Infecção urinária é a infecção bacteriana mais comum no ser humano. Essa doença, que surge tão facilmente entre os indivíduos, não causa tanta preocupação quanto deveria. A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. É muito comum principalmente entre as mulheres de 20 a 40 anos e grávidas. Já os homens sofrem com a doença na infância e depois dos 55 anos.

A infecção urinária tem alguns sintomas bastante conhecidos como dor forte ao urinar; necessidade de urinar com frequência; urina escura ou com presença de sangue; dor pélvica; entre outros. Mas, segundo o nefrologista da Fundação Pró-Rim, Dr. Arthur Ricardo Wendhausen, existem outras situações especiais que surgem e devem ser levadas em conta:

1. Obesidade

2. Segurar o xixi

3. Intestino preso

4. Cálculos renais

"Em todas as situações acima são consideradas condições propícias de proliferação bacteriana, o que propicia o quadro de infecção. Já em pacientes com cálculos renais, eles devem ser tratados com urgência para não ocorrer processo infeccioso", explica o especialista.

Segundo Wendhausen, o aspecto da urina pode também trazer informações valiosas. "A urina turva e/ou avermelhada -pela presença de sangue -, causada por cálculo ou pelo próprio processo inflamatório é um alerta importante.

O médico alerta também que as mulheres são mais suscetíveis a infecção urinária. "Isso se dá pelas condições anatômicas da mulher. A uretra é mais curta e tem maior proximidade com vagina e com ânus", explica.

Outros fatores que aumentam o risco nas mulheres são episódios prévios de cistite, o ato sexual, o uso de géis espermicidas, gestação, diabetes e a falta de higiene.

Para evitar a doença, o médico indica algumas medidas:

- Ingerir bastante líquidos;

- Urinar em intervalos de 2 a 3 horas;

- Urinar sempre antes de deitar;

- Evitar o uso de diafragma ou preservativos associados a espermicida;

- Evitar banhos de espuma ou aditivos químicos na água do banho (para não modificar a flora vaginal);

- Tratar a constipação intestinal; e

- Tratar casos de incontinência ou urgência miccional.

"Tratar a infecção urinária de forma correta é de extrema importância. Com ações simples do dia a dia, geralmente é possível prevenir as infecções urinárias. Mas, no caso de qualquer sintoma, procure imediatamente um médico de sua confiança, para que possa indicar o tratamento correto", conclui o médico.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos