Buscar no site

Assis registra 80 notificações de H1N1 em 2016

Vacinação é a melhor forma de prevenir a doença

Redação AssisCity

  • 20/03/17
  • 09:00
  • Atualizado há 366 semanas

Com a chegada do outono a população precisa ficar mais atenta aos cuidados com a saúde. Além de piorar as doenças respiratórias, como pneumonia e bronquite, uma das doenças mais temidas desta época é a gripe H1N1, também conhecida como Influenza A, que já fez diversas vítimas em todo o país.

Em 2016, a Vigilância Epidemiológica de Assis registrou 80 notificações da doença, com 13 casos confirmados e três óbitos. Já em 2017, até o momento foram três notificações que tiveram resultado negativo para a doença.

Os sintomas do H1N1 são similares a uma gripe comum e inclui febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Alguns grupos são mais suscetíveis aos sintomas da doença, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade.



A melhor forma de prevenção é a vacinação, mas há atitudes que as pessoas podem adotar no dia-a-dia, como: lavar bem as mãos, usar lenço descartável para assoar o nariz, cobrir o nariz e a boca ao espirrar, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, além de manter os ambientes bem ventilados e evitar lugares fechados com aglomeração de pessoas.

Vacinação

Na rede pública, a vacinação é disponibilizada gratuitamente durante campanhas, que costumam ter início no mês de maio. A Secretaria de Saúde costuma priorizar o grupo de risco, ou seja, habitantes que possuem doenças crônicas como bronquite, doenças hepáticas, cardíacas, problemas renais crônicos, além de gestantes, pessoas maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade e profissionais da área da saúde.

Rede particular

Em Assis, para aqueles que já desejam se prevenir, a vacina contra H1N1 também está disponível na privada. O Centro de Vacinação Imunne oferece essa alternativa. Todos os produtos imunobiológicos da Imunne são comprados de fornecedores credenciados pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária - ANVISA, o que garante total segurança à população.

Vacinação é o melhor caminho

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos