Buscar no site

Escolas estaduais entram em greve a partir do dia 28 de março

A data foi definida durante assembleia nesta quarta-feira, 15

Redação AssisCity/ Foto: Ilustrativa

  • 19/03/17
  • 07:00
  • Atualizado há 370 semanas

As escolas estaduais de Assis e demais cidades do Estado de São Paulo entrarão em greve a partir do dia 28 de março. A data foi definida durante a assembleia da APEOESP realizada nesta quarta-feira, 15, em São Paulo, que reuniu 50 mil professores estaduais e que se uniu à manifestação contra a reforma previdenciária.

De acordo com Eliseu Pedro Ribeiro, da executiva regional e diretoria estadual da entidade, as pautas da greve são pela reposição das perdas salariais e contra a reforma da previdência.

"Os professores do Estado estão há três anos sem reajuste nos salários. O que estamos pedindo com a greve é a reposição de perdas salariais de 22,03%, sendo que esse direito está na Constituição e não está sendo cumprido. Além disso, nos posicionamos contra a reforma da previdência, visto que o professor nunca conseguirá se aposentar. Iniciamos as atividades por volta dos 23, 25 anos e, para aposentar com 100% do salário, teríamos que trabalhar até 73, 75 anos. É impossível um professor suportar a pressão psicológica de uma sala de aula até essa idade", afirma.

Durante o período anterior à greve, a APEOESP irá até as escolas de Assis e região para conversar com os professores e alunos, incluindo as escolas particulares e municipais.

"Vamos percorrer as escolas e conversar com os professores, para que eles discutam entre eles a necessidade de aderir à greve, pois se trata de uma necessidade. Só assim conseguiremos receber um pouco de valorização. Também conversaremos com os alunos, pois embora eles ainda sejam jovens, eles serão os maiores prejudicados com a reforma previdenciária", salienta.

A greve terá início no dia 28 de março, por tempo indeterminado. No dia 31 será realizada uma nova assembleia para analisar se o movimento segue ou para.

Receba nossas notícias em primeira mão!