Buscar no site

Centro de Línguas da UNESP oferece dez cursos diferentes

O projeto do ensino de línguas conta com 10 cursos diferentes e tem atendido a um número expansivo dentro e fora do Câmpus

Assessoria Unesp

  • 31/03/17
  • 16:00
  • Atualizado há 368 semanas

Criado em 2010, o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) é um projeto que tem por objetivo o ensino de línguas de maneira gratuita e democrática para alunos e funcionários da UNESP e moradores da cidade de Assis ou de cidades próximas que tiverem mais de 15 anos, os quais podem fazer sua matrícula em qualquer curso.

Semestralmente são oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, alemão, latim clássico, latim grega, chinês (mandarim) e português como língua estrangeira para intercambiários.

Coordenado por Rozana Aparecida Lopes Messias e pela vice-coordenadora Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, ambas professoras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, o projeto contribui para a formação e prática dos alunos matriculados no curso de Letras, que dão aula no CLDP.

"A experiência adquirida pelo professor de línguas é enriquecedora e colabora para a formação profissional do aluno que quer ter uma experiência como professor", explica Douglas Tadeu Siqueira, monitor chefe e professor de inglês do Centro.

O Centro de Línguas tem pareceria com o Rotary, que matricula no Centro alunos intercambiários para aprenderem português; Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e região (AADVAR), a fim de lecionar para portadores de deficiência visual; Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) para idosos residentes em Assis; e Instituto Confúcio, que leciona português aos chineses que residem na comunidade assisense.

Além de ser referência no tocante às atividades de ensino de línguas estrangeiras, o Centro de Línguas também contribui para testes de proficiências e cursos preparatórios destinados a tais exames como o International English Language Testing System (IELTS), Fullbright e Assessoria de Relações Externas (AREX).

Um projeto que une ensino, pesquisas acadêmicas e interação com a comunidade de Assis é desenvolvido no CLDP, como ressalta a supervisora do projeto, Rozana Aparecida Lopes Messias, ao dizer em entrevista que é criado, dentro do Centro de Línguas, "um espaço que, por meio do ensino de línguas, possibilita as primeiras experiências do aluno de Letras com a docência".

As matrículas para os cursos são semestrais e geralmente acontecem nos meses de março e agosto. Neste semestre as inscrições foram do dia 22 ao dia 24 de março.

Receba nossas notícias em primeira mão!