Buscar no site

Petição online recebe assinaturas para apoiar prefeitos do CIVAP na luta pela permanência da Oncologia em Assis

A petição já conta com centenas de assinaturas

Redação AssisCity / Foto: Divulgação

  • 04/04/17
  • 07:00
  • Atualizado há 367 semanas

O fechamento do setor de Oncologia no Hospital Regional de Assis está gerando mobilizações entre os políticos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP). Mas, além da luta política, a população, principal usuária dos serviços, começa a se manifestar em prol do tratamento do câncer no Município que beneficia a população de toda a região.

A artesã, Edna Vezzoni, de 62 anos, criou uma petição online pela plataforma AVAAZ.Org na sexta-feira, 31 de março, e pede à população que assine o abaixo-assinado pela manutenção dos serviços de Oncologia na unidade do Hospital Regional de Assis.

Cerca de 103 pessoas já assinaram a petição online criada por Edna até a manhã desta segunda-feira, 3 de abril.

Edna escreveu uma carta à população explicando o motivo da petição. Confira:

"Carta aberta,

Saudações conterrâneos,

Sou Edna Vezzoni, natural de Assis. Tenho 62 anos. Sou mãe de quatro filhos e avó de uma neta. Coordeno a campanha Naninhas do Bem Assis S.P 'Somos o Amor sem Fronteiras'.

Nasci com a sina de uma guerreira e por mais exaurida que eu esteja, por mais que deseje pendurar minhas armas na parede e desistir de tudo a minha alma assim não o permite. Por quem luto? Nunca em defesa da própria causa. Batalho sempre em prol do bem-estar da população, pelos mais humildes que são incapazes de reivindicar aquilo que é deles por direito.

Com o que não me conformo? Com as injustiças. Com o conformismo das pessoas esclarecidas e que na sua maioria cruzam os braços diante de determinadas situações em uma clara alusão de 'isto não é comigo'. Como assim? O que prejudica uma cidade prejudica todos os seus habitantes. Então é contigo sim!

Venho acompanhando a saga de manter ou não manter a Oncologia em Assis. Tempos atrás o nosso governador Geraldo Alckmim empenhou sua palavra perante alguns dos nossos políticos garantindo que a Oncologia seria mantida em nossa cidade.

Só que não! Por uma manobra política esta importante área de serviço nos foi surrupiada em prol da cidade de Ourinhos (nada contra a referida cidade). Que se abrisse mais uma unidade e não retirasse a nossa.

Me coloco no lugar do outro sem saber se eu mesma precisarei ou não destes tratamentos... penso no paciente do SUS e sem condições financeiras para ir até as outras cidades em seu próprio carro. Tendo de acordar de madrugada para pegar a van que o levará junto com outros pacientes até Marília, Jaú ou outros locais.

Estou na pele deste paciente já tendo de lidar com esta malvada doença e uma possível sentença de morte, padecendo dores atrozes, se sujeitando a tratamentos invasivos como quimios e radioterapias, e, ainda ter de lidar com todo o desconforto de uma viagem, sendo obrigado a esperar os demais pacientes para só depois voltarem para casa e finalmente esticarem seu corpo em uma cama. Então em nome de quê fazer a população assisense e região padecer desta forma sendo que tínhamos o tratamento em nosso berço?

Ouvi desculpas do tipo: - A equipe da Oncologia não tratava bem os pacientes. Oi? Isto é motivo para retirar de nós o setor da Oncologia? Ora! Se uma equipe de funcionários não está agindo de acordo, manda embora e contrata outros. Simples assim.

O que não se pode é cruzar os braços e dar por vencida uma guerra que nem começou. No campo da luta é comum perder batalhas. Perdemos uma? Vamos nos armar e partir para a próxima. Somos cidadãos e temos o dever de lutar por aquilo que traz melhorias a nossa cidade, ao nosso povo.

Vamos parar de deixar tudo por conta dos políticos. Este tipo de ação é cômoda. Eles, os políticos, são empoderados por nós. Nós, o povo, que de fato somos os detentores do PODER.

Quero ver se uma cidade como Assis contando com mais de cem mil habitantes fincar o pé em prol de uma causa tem o poder de mudar ou não uma situação.

Conclamo a todos a se unirem a esta causa. (sabemos qual de nós será o próximo a descobrir um câncer.

Deixar uma assinatura em uma petição online é tão fácil e tão legítima quanto aquela que é feita em um papel.

Façamos a nossa parte, vamos fazer o que é necessário, depois o que for possível e finalmente estaremos fazendo o impossível. (São Francisco de Assis padroeiro da nossa cidade).

'Juntos somos mais poderosos'.

Gratidão a todos que se unirem a esta causa".

Clique aqui e veja o conteúdo da petição.

Edna Vezzoni escreve carta à população para que todos aderem à luta pela Oncologia em Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais