Buscar no site

Atletas deficientes de Assis estão entre os dez primeiros no ranking mundial de Crossfit

Eles participaram de uma competição internacional e ficaram surpresos com os resultados

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 06/04/17
  • 09:00
  • Atualizado há 367 semanas

O Crossfit surgiu na vida dos assisenses Daniele Montes e Ercílio Rocha Ribeiro Filho por acaso, mas fizeram os dois alcançarem metas antes inimagináveis. Os dois são deficientes físicos e participaram recentemente do Open CrossFit Games, uma competição que inclui atletas de todo o mundo.

Daniele tem 26 anos e conquistou o 1º lugar no ranking do Brasil, além da oitava colocação no ranking mundial. Ela é deficiente do membro inferior esquerdo desde nascença e participou da competição pela primeira vez, demonstrando que não há limites para seus objetivos.

"Entrei no Crossfit há apenas quatro meses, durante um período em que estava com a autoestima muito baixa. Havia engordado 15 quilos após o nascimento do meu filho e estava passando por um momento complicado. Quando surgiu a oportunidade de participar do Open, mergulhei de cabeça. Foi a primeira vez que tivemos uma competição com categoria adaptada em pé, pois anteriormente a categoria adaptada era apenas para deficientes cadeirantes", afirma.

Ela conta que participar de uma competição específica para adaptados faz com que ela possa ter uma visão específica dos seus resultados.

"O mais bacana é que competimos com outros atletas adaptados. Isso nos dá um parâmetro mais real do nosso esforço e dos treinamentos, pois não competimos com aqueles que não têm nenhuma deficiência", salienta.

Daniela conta que não teve dificuldades na adaptação do Crossfit e que está apaixonada pelo esporte.

"Eu me apaixonei pelo Crossfit. Além de sermos muito bem acolhidos, a rotina de treinos nos faz acreditar em nós mesmos. O que o esporte mais me ensinou é acreditar que conseguimos, independente de qualquer coisa. Temos que tentar, tentar e não desistir, pois a força de vontade tem que ser colocada em prática diariamente. Quero participar de outras competições agora e sei que tenho um potencial muito grande de conseguir o que eu busco. Nós aprendemos a nos valorizar e seguir em frente", diz.

Para incentivar outras pessoas, Daniele criou uma página onde fala sobre sua vida e seus desafios diários, que servem de fonte de inspiração para deficientes ou não.

Ercílio é nadador profissional, professor de Educação Física e tem deficiência na mão direita. Ele ocupa o 1º lugar no ranking do Brasil e o 2º lugar no ranking mundial para adaptados.

"Estou há 1 ano e oito meses praticando Crossfit. Comecei para melhorar meu condicionamento físico e nunca havia passado pela minha cabeça competir, especialmente em uma competição de nível internacional. Disputei com competidores do México, Estados Unidos, Inglaterra e outros países. Foi uma grande surpresa ter chegado tão longe", afirma.

Assim como Daniele, Ercílio diz que não sentiu dificuldades no treinamento, pois os professores dão todo o suporte necessário.

"Não senti nenhuma dificuldade, pois o coach adapta os aparelhos e exercícios. Eles sempre nos ajudam e agora não quero mais parar. Fiquei surpreso pela minha classificação por conta do pouco tempo que tenho no esporte. Superei atletas que treinam há mais de cinco anos, por exemplo. Além disso, nos sentimos muito bem, pois as regras são as mesmas para todos, com o detalhe de que somos adaptados. Estou muito realizado, com certeza", conclui.

Daniele Montes

Daniele Montes

Ercílio Rocha Ribeiro Filho

Ercílio Rocha Ribeiro Filho

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais