Buscar no site

Música para os bebês: Saiba como fazer essa importante escolha

Apresentar diferentes estilos musicais contribui na construção do seu próprio repertório sonoro

Assessoria

  • 06/04/17
  • 20:00
  • Atualizado há 367 semanas

Uma das principais etapas na evolução do bebê é o desenvolvimento da fala. Conseguir se expressar e criar habilidades na comunicação é um momento fundamental para todo o ser humano. A música infantil é um importante aliado para auxiliar nessa evolução. Além de cativantes, as melodias facilitam a memorização das sílabas do alfabeto e também de palavras completas.

Pensando nesse momento importante na vida dos pequenos, a Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis, explica como escolher as melhores músicas para ajudar na evolução dos bebê

Escolhendo a música para seu filho

A criança é muito dependente aos estímulos que a família dá nos primeiros anos de vida. Isso significa que ele terá mais afinidade com as músicas que seus pais estão acostumados escutar. Rock, pop, MPB ou até músicas clássica. Apresentar diferentes estilos musicais, inclusive, contribui na construção do seu próprio repertório sonoro.

Para dormir, as mais calmas são uma boa pedida - mas nada de exagerar na escolha, pois o som deve ser agradável para todo o ambiente. O bebê irá curtir o momento junto com sua família e, se ele sentir que a música não agrada seus pais, provavelmente vai sentir-se incomodado. A dica é estar atento ao volume, principalmente nos primeiros meses de vida. A audição da criança é mais sensível que a dos adultos.

Benefícios da música para a criança

A partir da 20ª semana, os bebês já são capazes de distinguir os sons musicais e se beneficiar com esses estímulos. Os principais benefícios são:

Ampliação do vocabulário;

Desenvolvimento da fala (dicção) e da criatividade;

Coordenação motora melhorada;

Facilidade em comunicar-se; e

Aprendizado de outras línguas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais