Buscar no site

Emoções e decisões!

Palavras para reflexão

Clovis Marcelino

  • 23/04/17
  • 10:00
  • Atualizado há 361 semanas

"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus." Tg.1-19,20.

Ontem à noite, assistindo a um programa onde duas crianças haviam ficado para a disputa final de um determinado programa, me chamou a atenção o que disse uma delas sob pressão extrema e estresse: "Disse para minhas emoções, fiquem quietinhas ai dentro, no momento oportuno vocês se manifestem...".

- O autocontrole dessa criança me fez refletir em minhas tomadas de decisões. Ela conseguiu discernir, mesmo em uma situação extrema, a maneira correta de agir e dizer a si mesma que precisava guardar suas emoções, não era o local nem momento para explodir, jogar tudo para o alto, desistir!



Quantas vezes encontramos dificuldade em agir assim? Quantas vezes permitimos que nossas emoções se manifestem impulsivamente, às vezes sem propósito e até mesmo ofensivas?

Quantas vezes ofendemos ao pronunciar palavras impensadas que agridem e depois nos arrependemos?

Falta-nos o equilíbrio dessa pequenina jovem, de uns 11 anos talvez, para que nossas relações se tornem mais amáveis e respeitosas. Falta-nos também aprendermos dizer às nossas emoções: "... fiquem quietinhas aí dentro, no momento oportuno vocês se manifestem...!".

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos