COMPORTAMENTO

15/05/2017 -- 21:00

Aprenda escolher e conservar a carne e não ter dissabores na hora da refeição

Para garantir a total segurança deve-se pensar em todas as etapas, desde o manejo do animal, abate, até o preparo para consumo

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Conhecer os procedimentos que assegurem a qualidade da carne é essencial para a segurança alimentar da população. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), preparou algumas dicas.

Para garantir a total segurança deve-se pensar em todas as etapas, desde o manejo do animal, abate, até o preparo para consumo, pois muitas vezes o próprio consumidor não sabe manipular as carnes. A pesquisadora do Ital Ana Lucia da Silva Correa Lemos e a nutricionista da Codeagro Etelma Maria Mendes Rosa falam sobre as condições que asseguram a qualidade da carne.

O secretário Arnaldo Jardim destacou que a saudabilidade dos alimentos é um dos principais eixos de atuação da Secretaria de Agricultura. "O governador Geraldo Alckmin sempre nos orienta a oferecer para a população paulista alternativas para que ela tenha uma alimentação saudável e segura", disse.

Segurança:

- Os estabelecimentos devem ser fiscalizados com frequência pela vigilância municipal.

No mercado:

- A carne embalada a vácuo, especialmente se for maturada, apresentará uma coloração arroxeada. Mas atenção, em até 30 minutos após retirada da embalagem e exposta ao oxigênio essa carne deverá apresentar coloração vermelha e uniforme.

- O aroma das carnes embaladas a vácuo pode ser ligeiramente ácido ou de queijo e isso é natural.

- Aroma de ovo ou pútrido indicam que a carne está envelhecida

- Alterações na coloração da gordura também pode indicar que a carne está envelhecida. Ainda que a coloração da gordura possa variar em função da dieta do animal e até do tipo de músculo (corte cárneo), se a coloração for acinzentada, é sinal de que a carne envelheceu.

- A textura pegajosa em carnes in natura resfriadas também indica que a carne está envelhecida ou deteriorada

Refrigeração:

- É essencial a manutenção das temperaturas adequadas nos expositores e o cuidado no tempo de exposição das carnes. As temperaturas de refrigeração têm muito impacto no processo de deterioração da carne.

- Condições ideais de refrigeração (0-2º) mantêm a qualidade da carne por um longo período quando embaladas a vácuo.

- A qualidade da carne é comprometida quando mantida fora de refrigeração por muito tempo.

Consumo:

- Para congelar a carne e o frango, é recomendável a limpeza total das peças, retirando com atenção as gorduras e os ossos.

- Em seguida, faça porções com a quantidade de carne que será usada em cada refeição. Coloque-as separadamente em saquinhos plásticos secos e limpos. Faça pressão com as mãos e retire todo o ar. Amarre o saco e cole etiquetas para organizá-los, identificando a data e a validade. Leve os saquinhos ao freezer.

- Para descongelar, retire o saquinho do freezer e coloque-o na geladeira até o descongelamento da carne.

- Nunca deixe a carne descongelando em um local sem refrigeração, como em cima da pia, por exemplo. Essa prática aumenta o risco de contaminação da carne.

- A carne nunca deve ser recongelada. Por isso, os saquinhos plásticos com a quantidade de carne que será usada em cada refeição são importantes.

- Em caso de salsichas embaladas, lave a embalagem antes de guardá-la. Se o uso do alimento for feito em pouco tempo, armazene na geladeira. Caso contrário, no freezer.

Preparo

- Evite contaminação! Não use a mesma faca e nem a mesma tábua para cortar peças de carne diferentes. A contaminação pode ser transferida de um alimento para o outro.

- Faça a higienização correta das mãos frequentemente. Caso utilizar luvas, faça a troca frequente. Não é recomendável usar a mesma luva por muito tempo.

Assessoria Estado SP
Leia também!
DICAS IMPERDÍVEIS
Como lidar com o uso da tecnologia na infância
Com as novas tecnologias, a possibilidade de criação de plataformas interativas se tornou real
INTERNAUTAS EM CAMPANHA
Nas redes sociais, hashtag #AécioNaCadeia vira assunto mais comentado
A hashtag #AécioNaCadeia está no topo dos assuntos mais comentados do Twitter desde o início da manhã desta terça-feira (20)
BEBER E DIRIGIR
Ao completar 9 anos, Lei Seca não impede que motoristas dirijam alcoolizados
LEVANTAMENTO
Cresce intenção do brasileiro viajar de carro nos próximos meses
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, intenção de viagem dos brasileiros cresceu 15% em relação ao ano passado. Levantamento aponta ainda aumento na intenção de viajar de carro
RECEITA
Aprenda a fazer pamonha no copinho com goiabada
PROCURA
U2 anuncia data extra e São Paulo receberá outro show em outubro
O anúncio com a nova data veio horas após os ingressos para a primeira apresentação se esgotarem em menos de duas horas
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook