21 de Agosto de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO
16/05/2017

Caso de meningite viral é registrado em Palmital em criança de 5 anos

A criança está sendo tratada em um hospital de São Paulo

Um menino de 5 anos foi diagnosticado com meningite viral, em Palmital, e está sendo tratado em um hospital de São Paulo. A secretária Municipal de Saúde, Daniele Andrade dos Santos, fala sobre o caso.

"A criança estava com febre na semana passada, fez uma consulta em um consultório particular de Assis, o médico que a atendeu suspeitou de febre maculosa e pediu para ir ao Hospital Regional. Depois de passar pela unidade hospitalar, foram para outro hospital de Assis, um particular, mas quando saíram de lá, o menino teve convulsão, o que fez ser levado novamente para o Regional, onde se coletou o exame, e hoje chegou a notificação de que a criança está com meningite viral", conta.

De acordo com Daniele, todos os cuidados necessários estão sendo feitos. "Os pais que têm uma situação financeira melhor acharam melhor levá-la para São Paulo", informa.

"As vacinas disponibilizadas são a Haemophilus influenzae B, que serve para meningite, pneumonia entre outras e a miningo C, que fazem parte do calendário vacinal dos primeiros meses de vida, mas mesmo vacinado, a proteção não é total e pode acometer criança ou adulto. É importante a higienização das mãos, não compartilhar alimentos; esta recomendação é para qualquer virose, assim como a meningite viral", salienta.

A meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Imunne Assis

Em Assis, na rede particular, a vacina é oferecida no Centro de Vacinação Imunne, cujo número de telefone é (18) 3322-2551 e (18) 98152-2309 (WhatsApp). A Imunne fica na Avenida Nove de Julho, n° 390, no Centro.


Vacinas são oferecidas nos postos de saúde de Palmital


Redação AssisCity / Foto: Divulgação
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Paraguacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/08/2017 16:14
+ VEJA TAMBÉM