REGIÃO

16/05/2017 -- 19:00

Penitenciária de Assis realiza Programa de Prevenção às Drogas

O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de maio

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Nos dias 4 e 5 de maio foi realizada a Sétima Edição do Programa de Prevenção às Drogas da Penitenciária de Assis. O Programa teve 16 horas de duração e foi realizado em 4 módulos, com a participação de funcionários da Unidade e colaboradores. Nesta edição houve a participação de 200 sentenciados.

O idealizador do Programa, agente de Segurança Penitenciária Nivaldo dos Santos, coordenou os trabalhos e realizou palestras e dinâmicas com os temas "Classificação das Drogas", "Tolerância", "As fases da doença", "Síndrome da Abstinência", "Fatores de risco", "Co-dependência" e "Entidades que podem ajudar".

A Psicóloga da Unidade, Lucia Oda, realizou palestras sobre "Dependência Psicológica", "Prejuízos causados pelas drogas", "Formas de Tratamento" e "Grupo de Apoio Vida Nova", sensibilizando os sentenciados para a necessidade de participação no grupo de auto-ajuda que é realizado na Unidade semanalmente, caso tenham problemas com a manutenção da abstinência. A Supervisora Técnica da Unidade, Elisa Maria Malacrida, realizou palestra sobre "Autoestima" e sobre os resultados alcançados com a realização do Programa na Unidade há 7 anos.

Carlos Alberto de Oliveira, diretor do Centro de Trabalho e Educação, palestrou sobre o tema "Prejuízos causados pelas drogas", enfocando questões de trabalho e estudo. Sergio Ribeiro, agente de Segurança Penitenciária, orientou os sentenciados com a palestra "Legislação sobre drogas".

Houve ainda a participação da coordenadora Pedagógica da ETEC "Prof. Milton Gazzetti" de Presidente Venceslau, Adriana Moreira Pinto e do cantor gospel Oziel Inacio dos Santos. Adriana palestrou utilizando a música "Curar de mim", da cantora Flaira.

No encerramento do Programa também houve a presença de Valmir Dionizio, presidente da Câmara Municipal de Assis e representante da ONG Amor Exigente; e de Gabriela Almeida Domingues, presidente do Conselho da Comunidade de Assis. Durante o Programa foi realizado um concurso de cartazes sobre o tema "Drogas", que posteriormente serão utilizados na "Pedalada contra as drogas".

O Programa tem tido resultados bastante positivos. Em pesquisa realizada no período de 18 de abril a 5 de maio de 2016 no GEPEN - Gestão Penitenciária - de todos os reeducandos que concluíram o Programa entre a 1ª e a 5ª edição, tendo como resultado 1.511 reeducandos que concluíram o Programa; destes 452 saíram em liberdade, e destes 56 deram entrada novamente em Unidade Prisional da SAP. Houve um percentual de reincidência de 12,3%.

Entre 24 e 28 de abril de 2017 foi realizada uma nova pesquisa no GEPEN com os concluintes da 6ª edição do Programa, tendo como resultado que dos 214 reeducandos que concluíram o Programa, 61 saíram em liberdade e 5 retornaram às unidades prisionais, sendo assim uma inferência de que 8% reincidiram.

Assim, em ambas as pesquisas foi constatado que o índice de reincidência é bem menor do que apresentada pela média da população presa, que é de 47,4%, conforme Informe Regional de Desenvolvimento Humano (2013 - 2014) do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) p. 129 (Disponível em latinamerica.undp.org).

Outro importante resultado da realização do Programa é a possibilidade de encaminhamento de medida judicial em atendimento ao Artigo 28 da Lei 11.343, de 23/08/2006 e à Resolução SAP 196, de 19/09/2012, tendo atualmente 12 sentenciados nesta condição, com medidas judiciais encaminhadas pela Vara Criminal Especial de Assis, Vara Criminal de Tupã e de Presidente Prudente.

O diretor Técnico III da Unidade, Dr. Mauro Luiz Lima, incentiva a realização do Programa e do Grupo de Apoio Vida Nova, afirmando a importância dos mesmos para a mudança de vida dos sentenciados e para o trabalho desenvolvido pela Unidade.



Texto: Elisa Maria Malacrida/ Fotos: Manoel Cajarana
Leia também!
ESTELIONATO
Empresário de Assis é preso por envolvimento em golpe contra seguradoras de carro
Cerca de cinco pessoas faziam parte da quadrilha e suspeitos estão sendo ouvidos
ABUSO
Adolescente é suspeito de abusar sexualmente de primo de 9 anos em Borborema
Caso foi registrado na Polícia Civil, mas por envolver menores foi encaminhado para a promotoria da Vara da Infância e Juventude
ATAQUE
Mulher é atacada por boi solto em estacionamento de rodeio e tem 5 costelas fraturadas
Ocorrência foi registrada no domingo (25), em propriedade rural de Guaianás, distrito de Pederneiras
ROTINA
Tráfico de drogas continuam sendo as principais ocorrências da Polícia
Flagrantes com prisões aconteceram em Assis e mais duas cidades
HOSPITALIZADA
Mulher é atacada por boi solto em estacionamento de rodeio e tem 5 costelas fraturadas1
Ocorrência foi registrada no domingo (25)
REUNIÃO
Sindicato dos Bancários de Assis recebe diretores da Federação dos Bancários de São Paulo
Diante desta situação, o movimento sindical já está promovendo ações para não aceitar passivamente todo esse desmonte que o atual governo vem propondo
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook