Buscar no site

FICAR 2017 terá a '3ª Queima do Alho', um resgate à tradição tropeira

Contará com a participação de várias comitivas de tropeiros, com música sertaneja raiz, danças típicas, como a catira, e o tradicional almoço caipira

Assessoria Ficar

  • 13/06/17
  • 13:00
  • Atualizado há 354 semanas

A 'Queima do Alho' era o nome dado ao almoço das comitivas de peões de boiadeiro durante suas longas viagens, que poderiam durar até meses. As comitivas saiam das fazendas de vários cantos do Brasil para levar a boiada até os grandes frigoríficos. Um grupo de cozinheiros seguia na frente das comitivas para preparar o almoço e quando os boiadeiros chegavam já estava pronto, tocava-se o berrante e falavam "está na hora de queimar o alho". Como não havia refrigeração, o almoço era composto por paçoca de carne (farofa) arroz carregado no alho, feijão gordo e carne frita ou assada. Durante o almoço, alguns violeiros batiam a viola tocando música raiz.

A FICAR 2017, além de promover o entretenimento e gerar oportunidades de negócios, também tem o objetivo de resgatar a tradição tropeira e evidenciar a cultura em Assis e região. Com isso, durante sua programação, acontecerá a '3ª Queima do Alho', que contará com a participação de várias comitivas de tropeiros, com música sertaneja raiz, danças típicas, como a catira, e o tradicional almoço caipira.



A Queima do Alho da FICAR 2017 acontecerá no dia 02 de julho, às 11h, no Pavilhão Rezende Barbosa no recinto da FICAR. Os convites são limitados e podem ser adquiridos com os representantes das comitivas. A realização é da Associação Assisense de Rodeio (AAR) e Prefeitura de Assis, com o apoio das comitivas de Assis e região e Associação da Cultura Tropeira - ACT.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos