Buscar no site

UNESP homenageia dois grandes nomes da história da instituição

Os homenageados foram o professor Antônio Lazaro de Almeida Prado e o bibliotecário Acácio José Santa Rosa

Divulgação/ Fernanda Lopes de Sousa

  • 28/06/17
  • 14:00
  • Atualizado há 352 semanas

No ano passado a UNESP completou 40 anos de existência e neste ano, no dia 25 de maio, foi prestada uma homenagem aos responsáveis pela constituição e desenvolvimento da universidade. Os homenageados escolhidos foram o professor Antônio Lazaro de Almeida Prado e o bibliotecário Acácio José Santa Rosa.

Em nome dos docentes recebeu a homenagem o professor Antônio Lazaro de Almeida Prado. Além de ter participado ativamente da fundação e consolidação do curso de Letras no Câmpus, em 1958, ele foi um dos primeiros professores do curso e por duas vezes foi eleito vice-diretor da Instituição. Recebeu a homenagem das mãos do professor Marcio Roberto Pereira, atual coordenador do curso de Letras.

O bibliotecário Acácio José Santa Rosa foi o grande responsável pela criação e manutenção da biblioteca da Unesp/Assis, que leva seu nome. Infelizmente "seu" Acácio não pôde comparecer à homenagem, mas esteve em seu nome sua esposa Hilda Payão Santa Rosa. Para entrega dessa homenagem foi convidada a servidora técnica da biblioteca Vânia Aparecida Marques Favato, que participou do trabalho desenvolvido pelo "seu" Acácio na biblioteca do Câmpus.



Foram entregues aos homenageados: uma medalha de honra ao mérito, criada para presentear de forma simbólica os grandes nomes associados à formação da UNESP, ao longo dos seus 40 anos; o livro que conta os 40 anos de história da Instituição; e um certificado de homenagem. A homenagem contou com a presença de professores e servidores técnicos do Câmpus.

Para encerrar o ato, o professor Almeida Prado prestou uma homenagem ao seu grande amigo, falecido esse ano, Antônio Cândido, pessoa de extrema importância na formação do curso de Letras e no exercício da docência no Câmpus. A homenagem contou com a leitura de um poema inédito escrito como forma de despedida ao querido amigo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos