Buscar no site

Bebê com doença grave passa pela terceira cirurgia e família precisa de ajuda

Valentina sofre de onfalocele e faz tratamento no hospital da UNICAMP, em Campinas

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 25/07/17
  • 19:00
  • Atualizado há 351 semanas

A pequena Valentina enfrenta mais uma batalha pela sua vida. Na manhã desta terça-feira, 25, a bebê passou por mais uma cirurgia para desobstrução do intestino, problema ocasionado por conta de uma doença chamada onfalocele, que atinge a parede abdominal e faz com que os órgãos fiquem para fora do corpo.

"Eu voltei de Campinas hoje pela manhã porque precisava resolver alguns problemas em Assis, mas preciso voltar para lá ainda hoje ou amanhã cedo, para acompanhar a cirurgia da Valentina. Ela teve mais uma obstrução no intestino e está passando pela terceira cirurgia, mas ainda faltam duas. Ela estava melhor até sexta-feira, mas de sábado para cá houve uma piora novamente", afirma.

A mãe da pequena, Francisleide Viana Mota, disse que está hospedada na casa de uma pastora em Campinas, que fica mais perto do hospital. Ela tem tentado conseguir o auxílio para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), já que a bebê está internada em um hospital da UNICAMP, em Campinas. Ela disse que o processo está na Justiça, pela Vara da Infância e da Juventude.

"Eu consegui a hospedagem em Campinas depois da publicação no Assiscity, mas agora estou na casa da pastora Rita, por conta de ser mais perto do hospital. A passagem custa R$115,00 e eu preciso voltar para lá o quanto antes, porque ela está sendo operada, mas até agora ninguém deu notícias. Estou ficando preocupada e quero voltar para lá o quanto antes", salienta.

Nadir Bléfari de Almeida, secretária da Assistência Social, informou que a mãe está sendo assistida da maneira como pode pela entidade.

"Infelizmente a Assistência Social não fornece o transporte, mas estamos atendendo a mãe em todas as nossas competências. Ela pertence ao CRAS III e verificamos que ela não pertence ao Programa Bolsa Família, então já estamos em andamento para isso. Também vamos incluí-la no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinada às crianças com problemas de saúde. Estávamos apenas aguardando, pois a mãe ainda estava em licença maternidade", afirma.

O secretário de Saúde, Fabiano Moreli, informou que o Município não dispõe de uma lei que permita conceder o auxílio para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

"Existe uma portaria do Ministério Público, mas que não tem peso de lei. Para que o Município possa conceder esse benefício, é preciso que haja uma lei municipal. Para isso, tem que ter um projeto de lei que deve ser aprovado pela Câmara Municipal", afirma.

Caso alguém possa contribuir com Francisleide e a pequena Valentina, os telefones de contato são (18) 99613-5003 ou (18) 98173-6197.

Valentina Mota de Oliveira

Receba nossas notícias em primeira mão!