23 de Outubro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL
08/08/2017

Câmara aprova campanha pela valorização dos professores

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (7), a Câmara aprovou projeto de lei de autoria do vereador Márcio da São José, que institui a "Campanha de Valorização do Professor e Combate à Violência no Ambiente Escolar".

De acordo com a justificativa do projeto, a violência possui muitas causas e atinge todos os grupos sociais, faixas etárias, assim como as instituições. "A convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vem sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas", afirma o texto.

"Trabalhar com o resgate de valores e a mediação de conflitos tornou-se algo primordial para construir um bom clima na escola e, desta maneira, garantir bons resultados no processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, a elaboração de uma prática educativa para prevenir a violência necessita estar sedimentada por valores humanos, como ética, respeito e tolerância", disse o vereador Márcio.

Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, nas escolas brasileiras se verificam os maiores percentuais (12,5%) de ocorrências de intimidações ou ofensas verbais a professores ou membros da equipe escolar. Os professores brasileiros são, ainda, os que declaram gastar mais tempo em sala de aula pra manter a ordem (19,8% do tempo) e com tarefas administrativas (12,2%). Como resultado, dentre os países pesquisados, o Brasil é o país onde os professores dedicam o menor tempo médio em sala de aula com ensino e aprendizagem de fato (INEP, 2014).

Outrossim, especialistas afirmam que deve haver um esforço conjunto do Poder Público, da sociedade e da escola para minimizar a violência sofrida pelos professores nas unidades de ensino. Segundo o vereador autor do projeto, "é fundamental que haja consenso da comunidade escolar acerca das regras impostas à vida cotidiana e ao funcionamento da instituição, bem como o desenvolvimento de ações educativas que envolvam a comunidade, em especial os alunos e as famílias, em torno do tema violência nas escolas".

As medidas administrativas a serem tomadas são de competência do Poder Executivo Municipal e a devida regulamentação da norma será feita pela Prefeita Almira Garms.



Assessoria de Imprensa da Câmara
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Paraguacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/10/2017 20:45
+ VEJA TAMBÉM