23 de Outubro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO
09/08/2017

Londrina terá primeira Parada LGBT em setembro

Data prevista é 2 e 3 de setembro

A 1ª Parada Cultural LGBT de Londrina já tem data definida. Segundo o Movimento Construção, será em 2 e 3 de setembro. O local, porém, ainda está sendo negociado. O tema dessa edição de estreia será "LGBTfobia".

Para a estudante Luana Aparecida Cossentini, uma das organizadoras, o principal objetivo "é lutar por direitos e mais segurança para a comunidade LGBT em Londrina, que a cada dia se mostra como uma cidade homofóbica". Ela acrescenta que, na Câmara Municipal, não há representatividade. "Também os crimes envolvendo homossexuais não são tão evidenciados da forma que mereciam."

Além disso, a Parada LGBT terá apresentações artísticas de drag queens e debates diversos, um deles sobre uma lei aprovada em 2002 pela Câmara que pune estabelecimentos que discriminarem pessoas por causa de sua orientação sexual. No texto, o constrangimento é descrito como atendimento diferenciado, preterimento em exame para entrevista de emprego, exposição ao ridículo e cobrança extra para ingresso ou permanência.

Em 2011, a Parada LGBT foi cancelada às pressas depois de um impasse envolvendo a prefeitura, que estabeleceu algumas condições para o seu acontecimento, como contratação de segurança privada e disponibilidade de ambulância e de banheiros químicos. Na época, a Associação de Defesa, Apoio e Cidadania LGBT (ONG Adasci) não recebeu bem a determinação.



Agência Estado
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Paraguacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/10/2017 20:45
+ VEJA TAMBÉM