Buscar no site

Maria está de volta!

Levantamento da Educação revela os top 10 nomes entre 3,7 matrículas das 5 mil escolas estaduais

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

  • 15/08/17
  • 17:00
  • Atualizado há 348 semanas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo preparou, para o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, um levantamento que aponta quais são os nomes mais comuns entre os 3,7 milhões de alunos da rede. Os campeões são: Maria e Gabriel. Enquanto há 89,1 mil Marias, são 85,8 mil alunos com o nome Gabriel.

A quantidade de matrículas de crianças, jovens e adultos com estes dois nomes representa 4,7% de toda a rede estadual. De todas as 91 diretorias de ensino localizadas no Estado de São Paulo, são as diretorias da zona sul da capital que recebem mais alunos com esses nomes.

É também na zona sul da capital a unidade que concentra mais Marias entre todas as 5 mil instituições do Estado. A Escola Estadual Jorge Saraiva, localizada no Parque Maria Fernandes, e que atende os anos iniciais do Ensino Fundamental, tem 97 alunas com este primeiro nome.

O vice-diretor Robson Alves da Silva, que atua na gestão da escola há um ano e meio e está há 12 anos na Educação, conta que a escola tem percebido uma alta no uso de Maria pelos pais. "Antes, a maioria dos nossos nomes compostos era iniciada por Ana e, agora, estamos percebendo essa mudança conforme as crianças mais novas chegam. Chegamos à conclusão que as Marias estão de volta", brinca o gestor.

Já a unidade com mais meninos com nome Gabriel é a EE João Ramalho, em São Bernardo do Campo. No último levantamento semelhante com as matrículas de 2013, os nomes Lucas e Ana estavam no topo dos "dez mais". Hoje, Lucas é o terceiro nome mais comum entre homens e Ana foi para a segunda colocação.

Os dados são da Coordenadora de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), órgão da Pasta responsável por colocar no ar bimestralmente os boletins escolares dos estudantes da rede - que podem ser conferidos e acompanhados pelos pais por meio da página da Secretaria Escolar Digital - e também as notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e as médias do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), importantes ferramentas que conferem a qualidade de ensino das escolas estaduais.

Confira abaixo o TOP 10 de nomes da rede:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais