22 de Novembro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

UNESP promove VIII Fórum de Educação Inclusiva de Assis

O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto

Nos dias 21 e 22 do mês de Agosto foi realizado na Unesp – Assis o "VIII Fórum de Educação Inclusiva de Assis", com o tema "Políticas Públicas e a Integração com a Saúde". O evento teve realização conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Capacidade Elevada, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da Unesp - Assis, Diretoria de Ensino da Região de Assis, Prefeitura Municipal de Assis, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e da UNIP- Assis.

Participaram do evento professores e alunos da graduação e pós-graduação da Unesp e da UNIP, psicólogos, professores da rede pública de educação e profissionais atuantes nas políticas públicas de Inclusão de Pessoa com Deficiência. Em sua programação, o evento problematizou e debateu questões que envolviam a Educação Inclusiva na cidade de Assis por meio de mesas redondas, apresentação artística e painéis.

Para abrir o evento, os participantes presenciaram a apresentação artística do Studio de Dança L’Arte Balleto e posteriormente a mesa redonda sobre "Políticas Públicas e a Integração com a Saúde", que contou com coordenadora de saúde mental de Assis, Luciana Gomes de Souza, e pelo 6º promotor de justiça de Assis, Sérgio Campanharo. Mediada por Nilse Margarida Carpentieri, psicóloga formada pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis, a mesa redonda discutiu os direitos garantidos pela pessoa com deficiência, como a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e sua aplicação em diversas instituições, como as instituições integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

Pela tarde, a fonoaudióloga Jaqueline Honório Castro, Profª Mª Viviane Paccini da FEMA/IMESA - UNIP – Campus de Assis e Dra. Adriana Garcia Gonçalves  do Centro de Educação e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Carlos compuseram a mesa sobre "Equipe Multidisciplinar na Inclusão da Pessoa com Deficiência", mediada pela Coordenadora Auxiliar do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio Supervisionado UNIP campus Assis, Cássia Regina Saade Pacheco.

E, dando continuidade ao evento, o debate sobre "Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência" foi realizado por Drª. Rosimeire dos Santos, Drª Relma Urel Carbone Carneiro, Profa. Dra. Maria Candida Soares Del-Masso e pelo Dr. Eduardo Galhardo, mediados pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação de Assis, Drª. Rosimeire dos Santos.
Para finalizar o evento, uma mesa de discussão foi realizada para discutir o auxílio da tecnologia para a educação de pessoas com deficiência. A mesa com a temática "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação", mediada por Gislaine Aparecida Marinelli Silva, teve como participantes os pesquisador Uilian Donizeti Vigentim e o Prof. Dr. Dariel de Carvalho, que discutiram amplamente a educação da pessoa com deficiência.

O VIII Fórum de Educação Inclusiva de Assis reuniu vários profissionais da saúde, da educação e do direito e ampliaram o conhecimento e a conscientização sobre a as políticas públicas em defesa da garantia de cidadania da pessoa com deficiência e sua manutenção em seus diversos contextos sociais que o indivíduo pode ocupar, como escola, emprego e hospitais, por exemplo.


Uma das mesas do evento

Público lotou o Salão de Atos da UNESP de Assis


Divulgação - Gabriel Alves Bezerra
+ VEJA TAMBÉM