22 de Novembro de 2017
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Profissionais debatem Química na Atualidade

Palestras e mostra de pesquisas marcam a Semana de Química da FEMA

No dia 25 de agosto, sexta-feira, aconteceu o encerramento da 18ª edição da Semana de Química da FEMA. Renomados profissionais apresentaram palestras e minicursos relacionados à "Química na Atualidade", tema central do evento.

Realizada pela coordenadoria do curso de Química Industrial de 21 a 25 de agosto, a semana acadêmica debateu diversos assuntos. Avaliação da Ecotoxicidade; Uso da Cromatografia para investigar adulteração em alimentos; Desenvolvimento de Fármacos e Tecnologias no tratamento de Efluentes Industriais estiveram entre os temas abordados pelos convidados.

"A Química e todas as Ciências fazem parte da nossa vida", diz o professor doutor Ourides Santin, da UEM, a Universidade Estadual de Maringá. "Um smartphone, por exemplo, é um aparelho que representa como a Ciência se mostra para a sociedade".

O docente, que apresentou o minicurso "Ciência + Técnica = Tecnologia. Essa equação é verdadeira?", ressalta ainda que a formação em Química também deve estar em sintonia com a sociedade. "Temos que formar profissionais de qualidade e mostrar que a produção química é uma produção social".

Outro importante minicurso que tradicionalmente faz parte da programação é "Entendendo a Responsabilidade Técnica", com Mário César Peroni Pergoraro, especialista do CRQ, o Conselho Regional de Química. Voltado para alunos do último ano, o curso é fundamental para obter a carteirinha do CRQ e, assim, exercer a profissão.

O encerramento contou ainda com a 16ª Mostra de Trabalhos Científicos. Estudantes expuseram, em forma de banner, suas pesquisas para uma comissão de profissionais da área.

O objetivo principal da Semana Acadêmica de Química da FEMA é enriquecer a formação de alunos e profissionais e também a atualização de quem atua na formação educacional.


Professor Doutor Regildo Silva

Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química da FEMA

Mostra de trabalhos científicos


Silvio Moura - Assessoria de Comunicação Fema